Viagens personalizadas
para a Escócia
A Escócia remete a castelos imponentes, a uma história robusta, à cultura dos clãs, a kilts, à música, a cenários maravilhosos… Tudo verdade, mas há também as suas camadas de complexidade e um país para além dos estereótipos, tão difícil de descrever. As paisagens escocesas clamam por aventuras ao ar livre, desde trekking entre montanhas e lagos deslumbrantes até passeios sem pressa pelas ruas charmosas das cidades mais “cosmopolitas”.
Edimburgo, capital da Escócia, é capaz de integrar lindamente o passado e o presente, com a tradicional cultura gaélica se revelando sem timidez, inclusive nas partes mais moderninhas. Na cidade portuária de Glasgow, esse entrelace de tempos é visto principalmente nos bares de cada esquina. Por lá, o som da gaita de fole dá o tom das noites regadas a whisky puro malte.
Falando nisso, por todo o país é possível visitar destilarias de altíssimo padrão, como ao redor de Perth, sede do trono escocês por cinco séculos. No entanto, é na região das Terras Altas, ou Highlands, onde elas mais se destacam, em Inverness, cortada pelo Lago Ness, onde supostamente habita o lendário Monstro do Lago Ness. Essa cidadezinha é o ponto de partida para quem deseja explorar os deslumbrantes vales, estuários e lagos do norte escocês.
Outra parte onde a natureza surpreende é a Ilha de Skye, com as suas formações rochosas, piscinas naturais e montanhas aveludadas. A descrição, mesmo detalhada, não faz jus à beleza da Escócia, que é tão cheia de riquezas imateriais que é preciso estar lá para vivenciar tudo isso.