O que era um terreno baldio no bairro do Cosme Velho no Rio de Janeiro acabou virando um espaço cultural destinado a encontros e atividades artísticas independentes, que abarca diferentes linguagens. O local é considerado um dos espaços mais animados e democráticos da cidade, contemplando shows, festas, exposições, lojas, cineclube e negócios criativos… tem de tudo nesse lugar que você precisa incluir na sua programação cultural!
Tudo começou em 2014, quando Manoel Gomes tomou a decisão de vender um terreno, mas seus filhos Léo, Pedro, Bruno, Manoela, junto da mãe, Socorro Gomes o impediram, garantindo que movimentariam o espaço com eventos de arte. Depois de um ano, em 2015, o plano começou a dar certo. O lugar engrenou e já recebeu estúdios de tatuadores, fotógrafos e até mesmo um escritório de produção cultural. Atualmente há uma programação de festas e shows no espaço, Curumin, Duda Beat e Nômade Orquestra foram alguns dos muitos nomes que já se apresentaram por lá.
Outros eventos como exposições de arte, campeonatos de skate, oficinas culturais, peças de teatro, espetáculos de dança, o cineclube Cine Galpão, festa junina e outras festas compõem a diversa e recheada programação do galpão, realizada em uma parte coletiva do espaço.
O Galpão Ladeira das Artes já pode ser considerado um ponto de referência no circuito cultural alternativo da cidade do Rio de Janeiro e vem construindo essa programação incrível a muitas mãos e com a reunião de muitos sonhos. Como os próprios organizadores dizem: vale a pena subir a ladeira!