Viagem para Tailândia: saiba tudo sobre esse destino inspirador

Compartilhe este conteúdo:

A Tailândia é um destino no sudeste da Ásia, conhecido principalmente pelos templos e praias paradisíacas. Com cidades para todos os gostos, indo da mistura tradicional e moderna da capital à calmaria das ilhas, está em alta depois de ter sido escolhido como o cenário da 3ª temporada de The White Lotus. Que tal conhecer os lugares que não podem faltar no seu roteiro de viagem para Tailândia?

Não foi à toa que esse país ganhou o apelido carinhoso de Terra dos Sorrisos, já que o povo tailandês costuma ser sorridente, gentil e acolhedor com os turistas. Lá, a tecnologia urbana, a cultura exótica, a espiritualidade budista e as belezas naturais se unem, proporcionando aos viajantes uma experiência inesquecível. Saiba tudo sobre a Tailândia!

Planeje sua viagem para Tailândia

Destinos imperdíveis na Tailândia


Bangkok

A capital tailandesa traz o mix perfeito entre tradição e modernidade. Cheia de movimento e tecnologia e, ao mesmo tempo, repleta de cultura e espiritualidade, Bangkok vale a visita. Para se conectar com a sua alma, você pode meditar em majestosos templos budistas como o Wat Pho, conhecido pelo enorme Buda Reclinado dourado, e o Grand Palace, uma obra-prima arquitetônica que foi a residência dos reis da Tailândia durante séculos.

Também é possível assistir a um show de dança tailandesa, degustar pratos locais nos mercados de rua e fazer um tour de gastronomia thai. Há diversos restaurantes na capital com estrelas Michelin, como R-Haan, Baan Tepa, Nahm, Bo.lan, Jay Fai e outros. A vida noturna é bem agitada, com várias opções de bares e baladas na famosa Khao San Road, além de sofisticados rooftops.

Viagem para Tailândia 2024: tudo sobre o destino - Bangkok

Em Bangkok, na sua viagem para Tailândia, outra opção de passeio é embarcar em um elegante cruzeiro pelo Rio Chao Phraya. Mas, se deseja uma experiência Artsy, o Museu da Casa Jim Thompson é uma boa pedida. O arquiteto americano, que desapareceu misteriosamente em 1967, é uma lenda local e ajudou a revitalizar a indústria da seda tailandesa. Sua antiga residência tem jardins exuberantes e uma vasta coleção de arte. A galeria Bangkok Art and Culture Center e os bairros Thonglor e Ekkamai também são refúgios para quem gosta de arte contemporânea e moda.

A 1 hora de carro da capital, estão o Mercado do Trem de Maeklong, que funciona em cima de uma ferrovia ativa, e o Mercado Flutuante de Damnoen Saduak, o mais antigo – onde as compras são feitas enquanto você navega em uma canoa pelos canais. E, a 80 km de Bangkok, fica a cidade de Ayutthaya, a antiga capital do Reino de Sião. A “Veneza do Oriente” é Patrimônio Mundial da Unesco e centro histórico do país, com as ruínas no Parque Histórico de Ayutthaya, o antigo palácio e museus.

Chiang Mai

Além dos templos budistas de Bangkok, o deslumbrante templo Wat Phra That Doi não pode ser esquecido no seu roteiro personalizado de viagem para Tailândia. Localizado na província de Chiang Mai, fica no alto da montanha Doi Suthep, junto à vista panorâmica. Inclua também a visita às ruínas do antigo templo Wat Chedi Luang, que já foi lar do Buda de Esmeralda, no centro histórico, e aos mercados noturnos.

Na cidade, também é possível fazer aulas de culinária tailandesa que ensinam a preparar pratos autênticos como o pad thai, por exemplo, com ingredientes frescos do mercado local. Você pode separar um tempo no seu tour para ir aos estúdios de artesãos locais e descobrir as técnicas tradicionais do país, como escultura em madeira, fabricação de papel artesanal e confecção de seda. Para complementar a experiência Artsy, conheça a colônia de artistas Baan Kang Wat, na Suthep Road, com lojas especializadas em joias, cerâmica, escultura, prata e decoração.

Viagem para Tailândia 2024: tudo sobre o destino - Chiang Mai

E por que não fazer uma imersão cultural viajando para as aldeias das montanhas ao redor de Chiang Mai? Aprenda sobre as tradições únicas das tribos locais, como Karen (tribo das “mulheres-girafa”) e Akha. Se você gosta de aventura, precisa experienciar um trekking na selva, descobrir cachoeiras escondidas e desbravar a paisagem em passeios de bicicleta pela zona rural. Ainda, aproveite sua viagem para Tailândia para explorar toda a região da parte tailandesa do Triângulo Dourado, e não apenas Chiang Mai. O Parque Nacional Doi Inthanon fica a pouco mais de 100 km, no pico mais alto do país.

Phuket

Chegamos ao paraíso das praias na viagem para Tailândia, a maior ilha do país, que oferece águas turquesas e uma paisagem de tirar o fôlego. Comece por Patong Beach, a mais famosa e movimentada de Phuket, com diversas atividades durante o dia e entretenimento noturno na Bangla Road. Caso prefira uma praia menos cheia e mais tranquila, vá para Karon Beach, perfeita para desfrutar um dia de sol e relaxar.

Já a Kata Beach, com águas calmas, muitos restaurantes e lojas, é ideal para famílias. Se você gosta de surf e de stand-up paddle, aproveite as ondas da Surin Beach. Há beach clubs exclusivos em algumas praias de Phuket, como o Catch e o Xana. Nas ilhas próximas, é possível mergulhar ou fazer snorkeling para explorar os recifes de coral coloridos, passear de caiaque e alugar iates sofisticados. Os passeios de barco também podem te levar às ilhas paradísiacas de Phi Phi e de Similan.

Phuket - Tailândia

Tire um dia nos arredores de Phuket para visitar a “Ilha de James Bond” da Baía de Phang Nga e sua icônica rocha, que aparecem no filme de 1974 do agente secreto. Maya Bay, cenário do filme A Praia, estrelado por Leonardo DiCaprio, também fica por perto, a cerca de 40 km de distância. Para ter acesso à vista extraordinária da baía, passe um tempo na ilha paradisíaca Koh Yao Yai e aproveite para relaxar ainda mais. Uma curiosidade é que um dos dois únicos restaurantes com estrela Michelin fora da capital Bangkok, chamado PRU, fica em Pukhet. Além da típica estrela, ele também recebeu a estrela verde Michelin.

Koh Samui

Por fim, Koh Samui é conhecida pelos luxuosos resorts à beira-mar, oferecendo aos viajantes uma hospedagem mais exclusiva. Muitos deles contam com vilas privativas com piscinas infinitas, spas de luxo e serviços personalizados. É possível saborear jantares à luz de velas na praia, passear em iates pelas ilhas vizinhas e fazer aulas particulares de culinária tailandesa.

Para se conectar mais ao próprio corpo e essência, alguns resorts de Koh Samui também proporcionam sessões de meditação na praia, aulas de yoga ao nascer do sol e tratamentos integrativos nos spas. Chaweng Beach, Lamai Beach, Silver Beach e Bophut Beach são algumas das praias mais famosas desse destino, que também possui trilhas cheias de aventura e cachoeiras.

Viagem para Tailândia 2024: tudo sobre o destino - Koh Samui

A sofisticada vida noturna de Koh Samui acontece em beach clubs exclusivos, bares e restaurantes de alta gastronomia. Lugares como o Nikki Beach Club, o Beach Republic, o Jungle Club e o Ark Bar contam com música ao vivo, festas animadas e vistas deslumbrantes do pôr do sol. Jantar na Walking Street de Bophut também é algo que não pode faltar no seu roteiro tailandês. Fãs de esportes e artes marciais podem assistir a uma luta de Muay Thai no tradicional estádio Phetch Bancha Samui Boxing Stadium. Outra das principais atrações na viagem para Tailândia é o Big Buddha, estátua de Buda sentado com 12 metros de altura, que faz parte do templo Wat Phra Yai Ko Fan.

Koh Samui é uma das locações das gravações da 3ª temporada de The White Lotus, que também está sendo gravada em Phuket e Bangkok. Os novos episódios da série, produzida e exibida pela Max, têm previsão de estreia para 2025.

Qual vai ser seu próximo destino na sua viagem para Tailândia?

Fale com a Goya e explore o inimaginável.


Restaurantes Michelin na viagem para Tailândia

A Tailândia tem 35 restaurantes com estrelas Michelin, sendo 7 com duas estrelas e 28 com uma estrela. Quase todos ficam na capital Bangkok, exceto dois deles, apesar de diversos destinos possuírem outros pontos gastronômicos deliciosos. Confira abaixo a lista completa!

2 estrelas Michelin em Bangkok

  • Baan Tepa · contemporânea tailandesa
  • Chef’s Table · francesa contemporânea
  • Sühring · europeia contemporânea
  • Sorn · sul-tailandesa
  • Gaa · indiana
  • Mezzaluna · francesa contemporânea
  • R-Haan · tailandesa
r haan thailand
Restaurante de comida tailandesa R-Haan, com 2 estrelas Michelin, em Bangkok – (Foto: Divulgação/Guia Michelin)

1 estrela Michelin em Bangkok

  • Potong · inovadora
  • Wana Yook · contemporânea tailandesa
  • Haoma · indiana (+ 1 estrela verde Michelin)
  • Maison Dunand · francesa contemporânea
  • Mia · moderna
  • Sushi Masato · sushi
  • Canvas · inovadora
  • Signature · francesa
  • IGNIV · europeia contemporânea
  • Le Normandie by Alain Roux · francesa
  • Resonance · moderna
  • Blue by Alain Ducasse · francesa contemporânea
  • Jay Fai · street food
  • 80/20 · inovadora
  • Saneh Jaan · tailandesa
  • Côte by Mauro Colagreco · francesa contemporânea
  • Chim by Siam Wisdom · tailandesa
  • Le Du · contemporânea tailandesa
  • Elements, Inspired by Ciel Bleu · francesa contemporânea
  • Samrub Samrub Thai · tailandesa
  • Cadence by Dan Bark · inovadora
  • NAWA · contemporânea tailandesa
  • Nahm · tailandesa (dentro do hotel COMO Metropolitan Bangkok)
  • Khao (Ekkamai) · tailandesa
  • Aksorn · tailandesa
  • INDDEE · indiana

1 estrela Michelin em Phuket

  • PRU · moderna (+ 1 estrela verde Michelin)

1 estrela Michelin em Nonthaburi

  • Suan Thip · tailandesa
1 estrela verde Michelin

A estrela verde Michelin premia estabelecimentos com uma gastronomia sustentável. Além do indiano Haoma, em Bangkok, e o moderno PRU, em Phuket, que têm a típica estrela Michelin + a estrela verde, outros 2 restaurantes da Tailândia possuem apenas a estrela verde:

  • J’AIME by Jean-Michel Lorain · francesa contemporânea em Bangkok
  • Jampa · europeia contemporânea em Phuket

Escolha alguns restaurantes com estrela Michelin da lista e embarque na sua viagem para Tailândia!

Conteúdo Relacionado