A invasão e dominação de tantos povos ao longo de sua história fizeram da Croácia um país com uma diversidade cultural riquíssima. Mas para além daquilo deixado pelo homem, ela se orgulha de seu patrimônio natural: as praias idílicas da Dalmácia; o azul do Mar Adriático; os tons esmeralda dos Lagos de Plitvice e os cânions de Krka.
Tudo por lá é uma boa surpresa, por isso uma ótima maneira de viajar pela região é a bordo de um barco, fazendo paradas em pontos estratégicos para se desbravar um pouco dessa mescla tão única e especial.
Abaixo listamos algumas das paradas que mais amamos:
SPLIT
Split marca o início da costa da Dalmácia e é base para quem quer explorar as mais de mil ilhas pela costa. A cidade tem como destaque o grandioso Palácio de Diocleciano, imperador romano que governou a região entre 284 e 305 d.C. Hoje a construção que foi cenário da série Game of Thrones é habitada e conta com hotéis, restaurantes e lojinhas espalhados por suas instalações.
HVAR
A ilhota é um charme e o mar é definitivamente protagonista, apesar de o país não contar com muitas praias de areia como conhecemos aqui no Brasil. Hvar é também o epicentro do badalo – há quem a compare a Ibiza, mas ela ainda tem mais: campos de lavanda, vinícolas e muita história.
DUBROVNIK
Aqui a arquitetura é a estrela – entre o medieval e o renascentista, tem construções que vão de monastérios a sinagogas. A cidade é cercada por muralhas e está debruçada sobre o Adriático, fato que nos presenteia com uma vista mais que especial e romântica. Por Dubrovnik ser uma cidade universitária, ela ainda é cheia de restaurantes e bares charmosos dominados por um clima jovem e alto astral.