É apaixonado pelo verão? Imagina então passar a temporada na Europa. Belas praias, cidades medievais, eventos culturais, culinária de dar água na boca e muita animação. O que não falta no velho continente entre os meses de junho e agosto são atrações incríveis.
Países como Chipre e Montenegro, a ilha espanhola de Formentera e o litoral sul de Portugal, são alguns dos destinos que, mesmo não sendo muito conhecidos pelos brasileiros já são bem frequentados pelos europeus. Qual é o seu? Faça a sua escolha que nós ajudamos a planejar a viagem!
O que fazer no Chipre
Reza a lenda que Afrodite, a deusa do amor e da beleza, teria nascido nesse país no mar Mediterrâneo Oriental. Deve ser verdade já que as paisagens de lá são realmente estonteantes. Costas escarpadas, praias paradisíacas, montanhas arborizadas, riquezas históricas… Gostou? Então aproveite para conhecer agora, pois tanto a cultura quanto a culinária locais estão passando por uma renovação.
Na parte cipriota grega (o país se divide entre um lado grego e outro turco), as novidades são muitas. A cidade de Paphos, por exemplo, preparou uma série de eventos para 2017 e pretende se transformar na “Capital Europeia da Cultura”. Na capital Nicosia, a dica é visitar a A. G. Leventis Gallery, aberta desde 2014, e suas mais de 800 obras de arte. Se quiser provar um típico meze, vá ao Elliniko Ouzomezedopoleio. O tradicional petisco grego é especialidade desse restaurante.
Imperdível: Para se aprofundar na cultura local e ver mosaicos gregos muito antigos, visite a Zona Arqueológica de Curium. Do Monte Olimpo, o mais alto do país, é possível ter uma vista inesquecível. Quer relaxar na praia? As de Ayia Napa, com suas areias douradas e águas cristalinas, são deslumbrantes!
O que fazer em Montenegro
Você pode até não ter ouvido falar ainda de Montenegro, mas esse pequeno país na região dos Balcãs, com uma bela costa no Mar Adriático, já virou destino predileto de muitos europeus no verão. Nessa terra de gigantes (sim, as pessoas têm estatura acima da média por lá), as paisagens diversificadas transformam o lugar (a 100 quilômetros de Dubrovnik, na Croácia) em um mini paraíso.
Imperdível: Na baía de Kotor, uma região de fiordes símbolo de Montenegro, vale encarar a subida montanha acima até o topo onde se encontra a Fortaleza de Kotor. A vista da baía e o passeio entre as ruínas da fortaleza são impressionantes. Outra dica é conhecer as pequenas cidades medievais nos arredores, como Budva que também é o principal balneário do país. E mais: se hospedar no Sveti Stefan, um hotel de luxo localizado em uma ilhota que pertence ao grupo Aman Resorts, pode ser uma experiência única e inesquecível.
O que fazer em Formentera
Já ouviu falar da frenética e badalada ilha de Ibiza na Espanha? Pois sua irmã mais nova, a pequena Formentera, fica a uma hora de barco de distância e é bem mais bonita e tranquila. O motivo? Seus poucos – e sofisticados – hotéis distribuídos entre casinhas branquinhas de arquitetura mediterrânea, é o lugar ideal para relaxar, tomar banhos de lama ou fazer caminhadas e trilhas de bicicleta (dá até para cruzar a ilha de moto em apenas meia hora). E, claro, pegar sol! Afinal, seus 20 quilômetros de praias de águas cristalinas do Mar Mediterrâneo são irresistíveis. Além de toda essa tranquilidade, Formentera também é conhecida por seu ecossistema marinho, considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, e pela grande quantidade de artesãos e designers que produzem peças exclusivas. Perfeito para fazer aquelas comprinhas!
Imperdível: A praia de Ses Illetes, ao norte, tem um mar que é uma verdadeira piscina, e a vizinha, Es Cavall d’en Borras, é a mais indicada para ver um belo pôr do sol.
O que fazer no Sul de Portugal
Na região de Algarve, bem ao sul do país, o sol brilha o ano todo. O motivo? O clima mediterrâneo temperado e a presença de mais de 200 quilômetros de praias. O resultado dessa combinação só poderia ser muita animação. Mas, se quiser tirar um pouco o pé da areia, em alguns dos vários parques e reservas naturais você pode apreciar espécies de fauna e da flora, ver penhascos, cascatas e se hospedar em meio a florestas de pinheiros.
O hotel Sublime Comporta, único da região da Reserva Natural do Estuário do Sad, tem tudo isso e ainda acaba de abrir um restaurante inspirado nos antigos celeiros de arroz da região.
Imperdível: Para quem busca agito, a cidade de Albufeira é repleta de praias famosas com falésia coloridas e Vilamoura é um conhecido balneário de luxo de Algarve. Entre as praias, a da Dona Ana, de tão linda, com seus rochedos e falésias coloridas, já foi considerada a mais bonita do mundo pela editora Condé Nast.