Cinque Terre pode ser considerado um paraíso praticamente perdido, pouco visitado e conhecido pelos brasileiros.
Estas cinco pequenas vilas de pescadores são totalmente recomendadas para os viajantes que gostam de se aventurar por destinos menos padronizados, de beleza exótica e única, fugindo da bagunça das grandes cidades e conhecendo o melhor que a Itália tem a nos oferecer.
Cinque Terre é um parque nacional italiano, localizado na região da Liguria. O ambiente é muito inspirador, característico de vilas de pescadores, com o som do mar ao fundo, moradores locais caminhando tranquilamente na praça central e um clima agradável inclusive no inverno. Já no verão a temperatura bate a casa dos 30 graus, mas há sempre a possibilidade de se refrescar no mar.
Cinque Terre como o nome sugere, possui cinco pequenas cidades (ou vilas), nomeadas Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso.
O ideal numa viagem à região é escolher uma delas para ser seu ponto de partida de exploração, onde se hospedar, e onde você poderá desfrutar de um ambiente de total relaxamento e gastronomia deliciosa. Toda a paisagem é belíssima, de frente ao mar, com inúmeras plantações de uva que mais tarde serão processadas para a produção de vinhos incríveis.
Apesar de ser um destino tranquilo e especial para relaxar, sem movimento de carros, caminhões e sem a agitação das grandes cidades, Cinque Terre poderá lhe surpreender com sua gastronomia, com gostinho de comida caseira onde grande parte dos cardápios possuem frutos do mar da região, e também por sua história e pela natureza da região que você terá o oportunidade de ver nas caminhadas entre montanhas.
Como chegar
Evite ir a Cinque Terre de carro, pois em praticamente todas as vilas o acesso só é possível a pé. Então a dica é viajar de trem até uma das vilas e se locomover entre elas por esse mesmo meio de transporte.
Onde se hospedar
Em qualquer uma das vilas de Cinque Terre existem hotéis, B&B (cama e café da manhã) e os populares aluguéis de quartos. Não subestime a última opção, é possível alugar um quarto com vista para o mar em Vernazza com todo conforto necessário: ar condicionado, banheiro privado, frigobar, tv a cabo e uma ótima cama.
Estes quartos são totalmente independentes, o proprietário lhe dá a chave no momento do pagamento e você fica livre para explorar as maravilhas do lugar. Embora não tenha serviço de quarto, café da manhã e outras regalias, você estará bem acomodado já que os quartos ficam no centro, a 1 minuto de qualquer lojinha ou restaurante.
Conheça as 5 vilas de Cinque Terre
Vernazza
Apesar de ser pequena, em menos de 15 minutos de caminhada você consegue cruzar toda a vila, Vernazza é a mais movimentada e com a mais ampla variedade de restaurantes e atividades. Está localizada numa curva do mar, uma baía estreita onde surge a torre do Castelo dos Doria. Da praça central você terá acesso a um emaranhado de ruelas e casas conjugadas com vista ao mar azul.
Monterosso Al Mare
Em Monterosso você encontrará uma vila rodeada por plantações de uva e oliveiras, paredões de pedra ao redor do mar e claro, águas cristalinas. Nesta vila é possível observar uma influência maior dos tempos modernos, onde existem construções modernas ao longo da praia.
Corniglia
Esta vila surgiu na época romana, sua característica difere de outras vilas onde é possível ter contato com o mar, nela o visitante estará no alto de uma montanha apreciando uma bela vista de onde se pode ver as outras quatro vilas.
Manarola
A cidade foi erguida seguindo o caminho do Rio Groppo, agora coberto. O centro comercial e cultural de Manarola é a rua principal chamada Via di Mezzo, é nela que você encontrará o movimento da cidade, as lojinhas, restaurantes e opções para os turistas.
Riomaggiore
Riomaggiore é possivelmente a maior vila de Cinque Terre, com uma população de aproximadamente 3.000 habitantes. Riomaggiore é uma cidade repleta de túneis que passam por dentro das construções, prepare-se para subir e descer muitas escadas, cada caminho leva a um ponto de vista diferente com agradáveis surpresas no caminho.
É ou não é um roteiro de tirar o ar?