Botswana é com certeza a melhor representação da África antiga, dona de uma das últimas grandes áreas selvagens do mundo. É uma verdadeira escola: além de reservar 40% de seu território para a proteção ambiental, é casa do Delta do rio Okavango, ecossistema inundável que abriga uma vida natural riquíssima, e do Parque Nacional Chobe, um cenário exuberante com a maior população de elefantes do mundo. Os safáris na África subsaariana são famosos, ainda, pelas acomodações originais, elegantes e confortáveis, como grandes tendas de luxo ao ar livre.
Delta do Okavango
A região alagada do Delta do Okavango, que lembra o Pantanal brasileiro, se configura como uma vasta planície por onde se encontram canais aquáticos e ilhas suspensas habitadas pelos mais diversos animais, incluindo leões, elefantes, antílopes, girafas e hipopótamos. Além dos safáris sobre jipes 4×4, é possível embarcar em mokoros, canoas de madeira típicas da região. Esses passeios levam a uma conexão com a natureza em seu estado mais sublime. O escritor africano Mia Couto bem disse que “o ambiente não existe fora de nós, nós somos parte dele”, assim, se entregar às nuances do Okavango não deixa de ser uma entrega interior.
Parque Nacional Chobe
O Parque Nacional Chobe envolve uma área de quase doze mil quilômetros quadrados com a maior diversidade de vida selvagem em toda a África. Criado em 1968, é formado por quatro áreas geográficas distintas – Savuté, as zonas argilosas de Ngwezumba Pans, Linyanti e a região que circunda o rio Chobe. Cada ecossistema apresenta sua peculiaridade, mas é em Linyanti e na área do rio Chobe onde estão concentrados mais de 60 mil elefantes e outras mais de 450 espécies de aves. Por lá, depois de um dia de exploração e safáris, o programa é abrir um bom vinho africano e se juntar ao redor da lareira para trocar experiências.
Como chegar
Ir de Johannesburg a Maun ou Kasani e, de lá, pegar voos de microavião com destino a Chobe, com duração de 40 minutos, ou Okavango, cerca de 15 minutos.
Quando ir
A melhor época é entre maio e outubro, mas há áreas alagadas o ano todo.
Safáris secos X molhados
Os secos são feitos no solo, tradicionalmente sobre jipes 4X4, enquanto os molhados são a bordo de um barco, lancha ou mokoro, que é pura aventura, pois chega bem pertinho dos hipopótamos!