Maior ilha do Mediterrâneo, a Sicília é cheia de luxos, mas também de sutilezas autênticas. Povos como os fenícios, gregos, espanhóis, árabes e romanos passaram por lá e deixaram suas marcas. Por isso, passear por suas cidadezinhas e se abrir para descobrir sua história, arte e antigas tradições é um convite certo à inspiração. Como diria o poeta e ensaísta siciliano Leonardo Sciascia: “a Sicília toda é de uma dimensão fantástica, onírica. Como viver nela sem imaginação?” Para coroar a experiência que mais parece sonho, a ilha ainda abriga o imponente vulcão Etna, um dos mais ativos da Terra.
PALERMO
Embora esteja banhada pelo Mediterrâneo e revele praias gostosas como Mondello, a capital siciliana não tem aquele clima praiano da maioria das cidades da ilha. Ela mexe com o imaginário de quem a visita por ser cenário frequente nas histórias da máfia italiana – o Teatro Massimo, por exemplo, esteve em diversas cenas da trilogia de O Poderoso Chefão. O que a cidade tem de mais fascinante é a arquitetura com influências das diversas etnias que ocuparam o local. Um bom exemplar dessa profusão é a igreja La Martorana, de estilo árabe-normando. Pequenos restaurantes e confeitarias também são um charme e revelam o melhor da gastronomia italiana.
CATÂNIA
Banhada pelo Mediterrâneo, está cercada por praias especiais. É lar de um conjunto arquitetônico riquíssimo, que inclui edifícios barrocos, ruínas romanas e a encantadora Cattedrale di Sant’Agata. Por estar ao sopé do vulcão Etna, desperta uma sensação de conexão profunda com as energias da natureza. A energia de seu povo também contagia as ruas, bares e restaurantes da cidade, que tem uma atividade universitária agitada.
TAORMINA
Para se chegar a essa pequena e íngreme cidade no topo do Monte Tauro, as estradas são sinuosas e estreitas. A recompensa pela aventura são as visões azuis do mar Jônico e do Etna que vão se revelando no caminho. Além de praias de pedras lindíssimas, como a famosa Isola Bella, a cidade é repleta de terraços em diferentes altitudes, de onde se pode apreciar a paisagem. Outras atrações incluem um autêntico teatro grego, um jardim público romântico e a Corso Umberto, espinha dorsal da cidade, onde fervilham bares e restaurantes de todos os tipos. Outro ponto alto é o incrível San Domenico Palace, Taormina, A Four Seasons Hotel – cenário da segunda temporada da série White Lotus, da HBO.