Tradições de Páscoa: saiba como o feriado é comemorado em outros países

Compartilhe este conteúdo:

Tradição cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo, a Páscoa marca o fim da quaresma e o início da Primavera. Os germânicos acendem fogueiras para espantar o mal. Os hindus promovem uma das festas mais coloridas do planeta. Por aqui, coelhos e ovos de chocolate fazem a alegria das crianças. Mas, independentemente da tradição, a Páscoa representa um ritual de passagem em que a renovação é simbolicamente comemorada. Confira 6 jeitos diferentes de festejar a data pelo mundo:

HUNGRIA
Entre os húngaros, duas bonitas tradições se destacam. A mais conhecida e comum até em outros países (como Polônia e Ucrânia) são os ovos de galinha pintados à mão. Dessa rica herança popular, surgem peças delicadas com pinturas que imitam florais e rendas. Outra, um tanto exótica mas não menos delicada, é a “mania” de espirrar perfume ou jogar baldes de água perfumada nas mulheres. Os responsáveis pelo ritual de purificação são os homens que, em troca, ganham um beijo ou um ovo pintado de vermelho. Em pequenas cidades como Holloko as mulheres usam roupas tradicionais, o que deixa o momento mais bonito e especial.

Jovem recebe banho de água em tradicional celebração da Páscoa na Hungria
Jovem recebe banho de água em tradicional celebração da Páscoa na Hungria

Pratos icônicos: Entre as delícias populares da época estão o challah, um pão trançado, e as carnes frias. Se estiver em Budapeste durante o feriado prolongado a dica é participar do Festival da Páscoa dedicado à gastronomia, dança, música e outras tradições centenárias.

ALEMANHA
Entre os alemães, a religiosidade divide espaço com os festejos primaveris. O resultado? Muitos eventos diferentes por todo o país. Enquanto as procissões tomam conta das ruas, as brincadeiras divertem a população e os visitantes. A mais comum delas é bater um ovo no outro até que um deles se quebre (ganha quem ficar com ovo intacto por mais tempo, claro!). Dos costumes pagãos vem outra tradição: a de acender fogueiras em frente das igrejas e das casas. Segundo crenças seculares, além de espantarem as intempéries dos dias frios, as chamas servem para afastar demônios e fantasmas. E, assim como fazem os moradores de Pomerode – cidade gaúcha que hoje abriga a maior árvore de Páscoa do mundo segundo o Guinness –, os germânicos amam decorar árvores com ovos pintados.

Möhrencremesuppe
Möhrencremesuppe

Pratos icônicos: Para evitar o consumo de carne, os alemães criaram a möhrencremesuppe, uma sopa de cenoura que é muito consumida nesse período. Entre as sobremesas prediletas deles estão o osterlamm, um bolo em formato de cordeiro, e a osterzopf, uma rosca trançada enfeitada também com ovos cozidos coloridos.

ESPANHA 
No país, o feriado é essencialmente religioso já que 70% da população é católica. Por isso, durante a Semana Santa, centenas de procissões movimentam as cidades. O que se vê? Pessoas andando em silêncio pelas ruas levando velas e cruzes. Em Andaluzia, por exemplo, o ritual pode parecer até assustador com pessoas usando capuzes e carregando tochas.

Páscoa em Andaluzia
Páscoa em Andaluzia

Pratos icônicos: As rosquillas, espécie de rosquinhas fritas cuja receita muda conforme a região (empanadas com açúcar, aromatizados com alecrim ou embebidas em licor de anis), a mona de pascua, um bolo parecido com a nossa colomba pascal, com chocolate quente bem cremoso, e a torrija, a tradicional rabanada.

FINLÂNDIA 
Assim como na Alemanha, Suécia e em outros países escandinavos, a Páscoa finlandesa, também mistura referências religiosas com os festejos da chegada da Primavera. Um dos costumes se parece bastante com o Halloween americano. Isso porque as crianças (geralmente meninas) batem de porta em porta fantasiadas de bruxinhas oferecendo ramos de salgueiro decorados em troca de doces.

A Páscoa na Finlândia é comemorada de forma semelhante ao que vemos no Halloween americano, com crianças fantasiadas pelas ruas recolhendo doces
A Páscoa na Finlândia é comemorada de forma semelhante ao que vemos no Halloween americano, com crianças fantasiadas pelas ruas recolhendo doces

Quem abrir a porta no domingo vai ouvir a rima: “Virvon varvon tuoreeks terveeks tulevaks vuodeks. Vitsa sulle, palkka mulle” (algo como “Tenho um ramo mágico para um ano novo e saudável. Um ramo para você, um doce para mim!”).

Pratos icônicos: À mesa, pratos a base carnes de borrego (parecido com cordeiro) são tradicionais. Entre as sobremesas, o mämmi, um pudim aromatizado com malte, reina absoluto. As crianças aguardam ansiosas pelos ovos mignon feitos de cascas de ovos de verdade recheadas com chocolate.

GRÉCIA 
No calendário ortodoxo grego, esse feriado tem tanta importância quando o do nosso Natal. Com uma intensa programação, a ressurreição de Cristo é celebrada pelos judeus com velas coloridas distribuídas em potes pelas ruas, um cardápio que inclui ovos tingidos de vermelho, além de muitos festejos e costumes curiosos.

Ovos pintados de vermelho
Ovos pintados de vermelho

Um deles é a guerra de fogos de artifício promovida por igrejas “rivais”. No vilarejo de Vrontado, na ilha de Chios, foguetes caseiros cortam o céu à meia-noite antes do domingo de Páscoa.
Pratos icônicos: O tsoureki, um pão feito para quebrar o jejum, é servido sempre acompanhado dos ovos tingidos. No domingo, o cordeiro inteiro no espeto, assado em uma espécie de churrasqueira, é o prato principal.

ÍNDIA 
Os hindus também celebram a chegada da primavera nessa época com uma colorida homenagem ao deus Krishna. A ideia é promover a renovação dos relacionamentos de todas as castas e classes sociais com música, dança e pó colorido jogado pelo ar durante o famoso festival Holi.

Festival Holi
Festival Holi

No final da festa, amigos e parentes se encontram para trocar doces típicos. Nessa hora, é comum que o dono da casa marque a testa dos convidados com um pontinho colorido. O festival desse ano já passou (13/3), mas em 2018 acontece entre os dias 1 e 2/3.
Pratos icônicos: Esse é o momento ideal para provar algumas das delícias típicas da culinária indiana. Entre elas, o naan, um pão fino e macio feito na hora, os famosos pastéis recheados com legumes conhecidos como samosas e o gulab jamun, um bolinho de leite com calda de essência de rosa, anis e cardamomo.

Conteúdo Relacionado