Inaugurado em 2021, o Superblue é um Centro de Arte em Miami dedicado a obras de arte imersivas e experimentais, criadas na intersecção da tecnologia com a arte contemporânea. Com mais de 4.000m², o edifício fica localizado em uma estrutura industrial abandonada, situada em frente ao Museu Rubell, no distrito de Allapattah.
O espaço se autodefine como evocativo, impactante e audacioso, na medida em que apoia artistas inovadores, visando proporcionar experiências transcendentais, isto é, que ultrapassam os limites do que as pessoas acreditam que a arte pode ser. É exatamente esse o comprometimento do Superblue, transformar arte em experiência, transportar os visitantes para atmosferas oníricas únicas em obras de arte em grande escala.
A lista de artistas que compõem a instituição é formada por grandes nomes do mundo da arte como Daniel Boyd, Nick Cave, Mary Corse, Es Devlin, DRIFT, Yinka Ilori, JR, James Turrell, Leo Villareal, A.A. Murakami, Jakob Kudsk Steensen, dentre outros.
Até agosto de 2023, está em cartaz a instalação “Pulse Topology”, uma incrível obra de arte imersiva do renomado artista mexicano-canadense Rafael Lozano-Hemmer. Formada por 3 mil bulbos de lâmpadas suspensos, cada um brilha com o batimento cardíaco de um participante diferente. À medida que os visitantes atravessam uma série de picos e vales de luzes pulsantes no Superblue, sensores detectam e registram novos batimentos cardíacos, que substituem os mais antigos, criando um memento mori no qual o traço de batimentos cardíacos individuais ganha força poética como um poderoso coro de conexão humana. A obra esteve no Brasil no ano passado para a Bienal do Mercosul no Farol Santander, em Porto Alegre.
Além disso, também é possível percorrer um labirinto espelhado feito pelo artista Es Devlin, descobrir um ambiente digital transcendente feito pelo coletivo de arte internacional teamLab e entrar em uma envolvente obra de Experimento Ganzfeld feita com luz pelo norte-americano James Turrell.
O Superblue possui ainda um espaço dedicado à realização de eventos, palestras, performances, workshops, um café ao ar livre e uma loja com itens inspirados nas instalações artísticas que estão ocorrendo no momento (quem não ama uma lojinha de museu?)
A instituição defende que:
“O poder da arte é necessário agora mais do que nunca. É por isso que nossa missão é amplificar as vozes dos artistas em questões importantes para todos nós.”
E é claro que concordamos!