Se existe um lugar que nos enche de otimismo, este lugar é “a terra das mil colinas”. Apesar de carregar consigo as marcas da tragédia étnica que culminou no genocídio em 1994, Ruanda não cansa de nos dar lições de superação e motivos para esperança.
Hoje, ele é o país mais seguro do continente e o nono mais seguro do mundo. A maioria da população tem assistência médica e acesso à educação. Há uma das maiores representações mundiais de mulheres no parlamento e foi um dos primeiros países a proibir o uso de sacolas plásticas.
O compromisso dos ruandeses para com o país é visível e inspirador. Muito disso é alimentado por pessoas conscientes e criativas que, juntas, se mostram capazes de transformar. A palavra ruandesa “Umuganda” traduz muito bem esse espírito: significa “unir-se por um objetivo comum”. Hoje ela é lei. No ultimo sábado de cada mês os moradores locais entre 18 e 65 anos se reúnem para prestar serviços comunitários.
Pessoas do mundo inteiro vão a Ruanda com a intenção de fazer o trekking dentro do Parque Nacional dos Vulcões. Ter a vida selvagem ali, tão próxima, desenha sentimentos difíceis de explicar. Não há nada como estar a dois metros de distância destes primatas tão imponentes, brincalhões e semelhantes a nós. São menos de 800 gorilas em toda África e apenas um grupo de oito pessoas por dia tem permissão para se aproximar de cada família de gorilas liderada por um Silver Back, macho que pode chegar a até 220 quilos e 1,80 metro de altura.
Ruanda lidera grande esforço conservacionista e faz do turismo uma ferramenta para a preservação – o grupo hoteleiro One&Only adere ao movimento e apresenta valores alinhados aos do país. Depois de ir até as montanhas Virunga ver os gorilas, visitar o Parque Nacional Nyungwe, que fica a cinco horas de carro, é um programa imperdível. Ele abriga uma floresta ancestral rica em biodiversidade, com mais de 275 aves e 75 espécies de mamíferos, incluindo treze de primatas. A combinação entre os dois lodges da One&Only nessas regiões permite um panorama incrível da diversidade do país.
One&Only Gorilla’s Nest
Recém-inaugurado, este refúgio de 21 acomodações fica aos pés do Parque Nacional dos Vulcões, ao longo das montanhas Virunga – esta localização é ainda mais privilegiada pelo fácil acesso ao santuário dos gorilas-da-montanha! Seus quartos estão integrados à natureza, envoltos em eucaliptos, e esbanjam um estilo rústico chique. Com muita responsabilidade e uma visão sustentável, o hotel incentiva os hospedes a participarem dos esforços de conservação da biodiversidade e a ter contato com as comunidades locais.
One&Only Nyungwe House
Imagine se hospedar em meio a uma exuberante plantação de chá em funcionamento, ao lado de uma das maiores e mais bem preservadas florestas tropicais da África. O One&Only Nyungwe House é assim. As suítes são aconchegantes e cheias de detalhes como lareiras abastecidas com eucaliptos perfumados. Espere também por uma gastronomia que realça ingredientes locais, um spa com tratamentos africanos e experiências para que os hóspedes descubram a região com autenticidade – tudo pensado para valorizar a natureza, as tradições e as comunidades locais.