Rothenburg, uma viagem no tempo na Alemanha

Compartilhe este conteúdo:

A região da rota romântica na Alemanha oferece diversas opções de cidadezinhas com aquele ar típico medieval: muralhas e paredões, torres e praças, igrejas góticas, entre outros.

Porém, a cidade de Rothenburg ob der Tauber (sim, esse é o nome “completo” desse lugarejo encantador) é, talvez, um pouco diferente das outras.

A principal diferença, na minha opinião, entre Rothenburg e as demais cidades da Europa é que ela realmente concretiza aquela imagem que temos de filmes que retratam a época como Robin Hood ou O Nome da Rosa.

Rothenburg
Rothenburg

Além disso, o nome, um tanto complicado para nós que falamos português, significa “A Fortaleza Vermelha sobre o Rio Tauber”. Um charme só, não acham?

O que ver em Rothenburg

A sua visita, sem dúvida, deve começar na muralha da cidade. Ela é formada por paredões de mais de 10 metros de altura com arcos imponentes e uma parte superior na qual se pode caminhar. Ao redor dos muros, flores de todas as cores dão leveza às construções góticas e imprimem um ar de contos de fadas ao local.

Em seguida rume até o Medieval Crime and Punishment Museum. Não pense que por se tratar de uma cidade pequena, Rothenburg ob der Tauber, não possui um belo circuito cultural de museus.

O mais impressionante deles talvez seja esse, repleto de instrumentos macabros de tortura medievais – uma excelente atração, mas que deve ser visitada apenas por quem tem estômago forte.

Reichsstadtmuseum
Reichsstadtmuseum

Para quem busca algo mais leve, o museu da Käthe Wohlfahrt é provavelmente o mais indicado. Essa companhia, fundada em 1964, é especializada na venda de decorações de Natal, com diversas lojas espalhadas pela Alemanha, representações em outros países e organizadora de feiras temáticas em diversos locais da Europa. Trata-se de um museu temático de Natal, imperdível!

O Reichsstadtmuseum, ou Museu Imperial da Cidade, foi teoricamente montado para que contasse a história desse pequeno vilarejo, mas ele vai muito além. Criado a partir da estrutura original de um antigo convento de 1258, o museu traz incontáveis peças do cotidiano medieval, entre armas, armaduras, esculturas, ferramentas e tudo mais – contando a história não apenas de Rothenburg, mas funcionando como uma pequena janela para o dia a dia dos germânicos na Idade Média.

Como a cidade é pequena, prefira fazer o passeio a pé ou de bicicleta, e não deixe de saborear o doce de massa frita schneeballen para coroar esse cenário de sonho com cheiro de chocolate no ar.

Os famosos portões

Rotherburg é uma cidade cuja história pode ser descrita, de certo modo, por seus portões. Além dos que se espalham pela cidade e muralhas, dois outros pedem atenção especial aos turistas.

O primeiro é chamado Galentor, o portão que leva à antiga área onde execuções eram conduzidas em frente ao público, um dos lados sinistros da Idade Média, mas é preciso lembrar que esse tipo de situação acontecia em qualquer cidade da época.

O primeiro é chamado Galentor, o portão que leva à antiga área onde execuções eram conduzidas em frente ao público, um dos lados sinistros da Idade Média
O primeiro é chamado Galentor, o portão que leva à antiga área onde execuções eram conduzidas em frente ao público, um dos lados sinistros da Idade Média

Já o  segundo, chamado Rödertor, é menos assustador embora tenha um ar mais militar. Esse portal, que funciona como entrada para uma construção que servia de flanco para invasores que tentassem invadir os muros da cidade, está em excelente estado de conservação e lembra em muitos aspectos cenários medievais de muitos filmes sobre a época.

Rota Romântica

Rothenburg ob der Tauber é considerada por muitos, como a mais bela cidade da Rota Romântica – um dos roteiros mais procurados da Alemanha. Ao longo da rota, o turista vai conhecendo lindas cidades medievais e saboreando a farta e deliciosa cozinha da Baviera.

Rota Romântica
Rota Romântica

São cerca de 400 km entre Würzburg e Füssen ou, se você preferir, entre o Rio Main e os alpes germânicos. O ideal é fazer o trajeto de carro. As principais cidades são: Rothenburg ob der Tauber, Dinkelsbühl e Augsburg, além deWürzburg e Füssen.

Conteúdo Relacionado