Se você busca um destino cheio de significados, cenários exuberantes e as mais variadas experiências, precisa embarcar rumo à África do Sul.
Dividida por dois oceanos – o Índico e o Atlântico -, o país oferece um circuito de 2.798 quilômetros de praias paradisíacas, vinícolas, safáris e passeios culturais que irão surpreendê-lo.
Para celebrar o retorno dos voos diretos do Brasil à Johannesburgo, selecionamos uma lista de atrações imperdíveis.
Johannesburgo
A cosmopolita Johannesburgo tem se tornado a cada ano mais sofisticada. Além dos complexos de lojas elegantes, restaurantes e hoteis de alto padrão, a cidade possui uma série de atividades culturais, como o Museu do Apartheid e o Soweto.
Durante esses passeios, o viajante percebe que a África do Sul é uma nação vibrante e diversa, que se moldou e se fortaleceu a partir da adversidade.
Mas Johhanesburgo não se resume ao seu passado de repressão. Hoje, a cidade se consolidou como um importante epicentro artístico, com grafites que ganham destaque nas ruas do centro e a sofisticação das galerias de arte da Keyes Art Mile. Em uma visita ao Neighbourgoods Market, o destaque fica por conta dos produtos artesanais e mais de 100 barracas de especialidades gastronômicas locais.
A região também apresenta restaurantes que servem cardápios sofisticados com experiências exclusivas, como o Marble, que construiu uma cozinha aberta, onde os clientes conferem o preparo de suas delícias típicas com toques internacionais.
Cape Town
Outra importante parada é Cape Town, mais conhecida no Brasil como Cidade do Cabo. Essa península – onde há o encontro entre os oceanos Atlântico e Índico – possui um litoral deslumbrante composto por 72 praias que se estendem por 307 quilômetros. Alguns desses cenários contam com o selo Bandeira Azul, que valida o comprometimento da região com a limpeza e os padrões de conscientização ambiental e de segurança.
Boulders Beach é uma praia rochosa localizada a uma hora de carro da Cidade do Cabo e é definitivamente uma experiência inesquecível. Cenário repleto de areias branquinhas e águas cristalinas que abriga uma grande colônia de pinguins africanos ameaçados de extinção e que se tornaram febre entre os turistas.
Outra região que merece uma parada é Camp’s Bay, uma das praias mais prestigiadas da região por possuir paisagens exóticas situadas entre a Serra dos Doze Apóstolos e o azul-turquesa do Oceano Atlântico. As piscinas naturais têm aproximadamente 2 quilômetros de extensão e as ondas são ótimas para o bodysurf.
Entre tantos pontos paradisíacos, Muizenberg é considerado o berço do surfe na África do Sul. Essa área que ficou conhecida por sua orla decorada com cabanas coloridas que datam da era vitoriana. A praia se estende por 20 quilômetros de False Bay – famosa por ser a mais quente da região e por oferecer passeios de barco onde as pessoas ficam a poucos centímetros de tubarões brancos.
Cape Winelands
Na Cidade do Cabo está localizada a famosa região das vinícolas, mais conhecida como Cape Winelands. A viagem do aeroporto até essa área – que dura apenas uma hora – é inspiradora. Seja qual for a rota do vinho escolhida, os viajantes vão se encantar com as paisagens cercadas de montanhas, vales e campos verdes repletos de uvas. A infraestrutura local é excelente e conta com uma série de restaurantes, pousadas, e diversas fazendas.
A rota mais conhecida do país é a de Stellenbosch. As áreas de Paarl Vinters, Rota Worcester Wine e Rota Wellington Wine também são excelentes. Mas é a Rota Constantia Wine Valley, a mais antiga e histórica opção, que inclui os vinhos mais prestigiados do país.
Outro cenário encantador é Franschhoek, uma cidadezinha cheia de charme, com uma rua principal ladeada por galerias de arte, boutiques e restaurantes excelentes. A gastronomia varia entre pratos tradicionais do Cabo até a alta cozinha francesa. Já o vinho que acompanha as refeições – e que apresenta sabor e aromas especiais – vem dos vinhedos da redondeza.
Dirigindo pela Garden Route, vale conhecer a pequena cidade costeira de Hermanus, parada obrigatória para observar as baleias migratórias do sul, que geralmente vêm direto para a cidade de Walker Bay e podem ser avistadas da terra. Para os adeptos de aventura, é possível fazer um passeio de barco e ficar a poucos metros de distância desses enormes mamíferos.
Parque Nacional Kruger
Localizado nas províncias de Limpopo e Mpumalanga, o Parque Nacional Kruger – construído em 1898 – é o maior santuário de vida selvagem da África do Sul. Com 19 mil quilômetros quadrados e excelente infraestrutura, ele abriga a maior diversidade de vida selvagem do país.
Os safáris nessa região costumam proporcionar encontros com uma enorme variedade de animais. Não é incomum ver todos os chamados Big 5 em um único dia – elefante, rinoceronte, búfalo, leão e leopardo -, além de outras espécies procuradas, como o guepardo e o cachorro selvagem.
Dentro dio Kryger, existem reservas privadas com algumas das mais luxuosas acomodações do país. Lodges como os Singita, Londolozi, Sabi Sabi, Lion Sands e Royal Malewane garantem uma experiência exclusiva e que ficará gravada em sua memória.