Depois de Cancún, acredito que a Riviera Maia seja o principal destino turístico do México. Banhada pelo Mar do Caribe, a Riviera Maia oferece tudo o que a gente deseja para as férias: tranquilidade, praias de areia branca e mar azul.
São 130 quilômetros de costa com atrações para preencher meses de férias: praias tropicais (algumas bombadas, outras mais reservadas), hotéis e restaurantes de altíssimo padrão, parques temáticos e cidades maias ancestrais.
Se não bastasse tudo isso, a região ainda oferece reservas naturais protegidas, ilhas oníricas, tartarugas marinhas, corais, diferentes modalidades de mergulho, travessia subaquática de cavernas, festivais de cinema, baladas noturnas.
É por isso que há quem diga que se o mundo tiver mesmo que acabar, que seja aqui.
Atrações locais
- Xcaret
Parque temático com apelo arqueológico, apresenta a cultura mexicana com tudo o que os estrangeiros gostam. Aqui é possível praticar snorkeling e nadar com golfinhos ou explorar os rios subterrâneos de água cristalina formados ao longo dos séculos pela infiltração da chuva.
Há ainda piscinas e cabanas com massagem ao ar livre. Localizado a cinco minutos de Playa del Carmen: araras, tartarugas e até jaguares, além de um grande borboletário, fazem parte das atrações naturais do lugar, que também recria uma cidade maia, com templos, casas e um cemitério.
Destino de mergulho obrigatório para quem visita a Riviera Maia: seus corais formam alguns dos mosaicos naturais submersos mais belos do mundo.
Águas mornas e translúcidas permitem visibilidade de 30 metros ou mais em dias de verão. A riqueza natural da ilha, que vive cheia de viajantes, foi apresentada ao mundo pelo pesquisador francês Jacques Cousteau.
- Río Secreto
Aqui rola uma experiência imperdível: mergulho em uma caverna de delicada e rara beleza modelada por um rio subterrâneo.
A flutuação segue o curso do rio subterrâneo que ajudou a moldar uma exuberante caverna. A reserva natural está sob os cuidados de um bem-sucedido projeto de preservação. Tours diários partem de Cancún e de Playa del Carmen.
- Isla Mujeres
Atividades náuticas e praias de beleza caribenha. A exemplo de Cozumel, a ilha também conta com infraestrutura turística completa: hotéis de diferentes categorias, bares, restaurantes e vida noturna.
O nome tem a ver com o fato de a ilha ter funcionado na época maia como um santuário em devoção a Ixchel, deusa da felicidade, da Lua e da fartura.
- Xel-Há
O complexo de lazer à beira-mar tem diversas atrações em torno de uma baía irrigada por rios. Ao redor desse aquário natural, há cinco restaurantes e entretenimento para todos os estilos: passeios de caiaque e de bicicleta, caminhadas, flutuação em rio e diferentes modalidades de mergulho – com possibilidade de nadar com golfinhos.
Também há áreas de descanso, com redes e massagistas à disposição. Os viajantes podem optar pelo combo com entrada e refeições incluídas. A baía do parque Xel-Há mais parece um imenso aquário natural, com águas calmas e grande variedade de vida marinha. Ideal para snorkelling.
- Akumal
Além de uma praia de encher os olhos e bem menos concorrida que as celebradas Playa del Carmen e Cancún, Akumal também abre a possibilidade de praticar mergulho em cavernas.
Um exemplo é a gruta de Aktun Chén, cujas galerias apresentam estalactites, estalagmites milenares e um cenote, galeria subterrânea natural alagada característica da Península de Yucatán.
Fica a 90 quilômetros de Cancún e é destino certo para quem quer apreciar o balé das tartarugas marinhas. Na língua maia, a propósito, Akumal significa “lugar de tartarugas”.
- Reserva da Biosfera Sian Ka’an
Aqui o turismo é comandado pela comunidade local: os maias da região organizam excursões e passeios. Você pode experimentar o “mayaking” (passeio de caiaque) ou apenas curtir o visual a bardo de uma lancha.
Observação de pássaros e pesca esportiva também integram o menu de opções.
- Puerto Aventuras
Marina, praia, campo de golfe? Tudo isso e algo mais em um resort com infraestrutura exclusiva e atendimento bacanérrimo aos turistas. Exclusividades em extravagâncias a 18 quilômetros de Playa del Carmen.
Demais né? Então me conta o que achou desse roteiro e se já conheceu algum desses lugares no México!