É pelo visual desértico e pelas águas surpreendentes que há quem compare o Atacama com o Jalapão. Escondidas em ambos os territórios estão paisagens oníricas, que nos mostram cores, luzes e formas impactantes, quase surreais. A grande vantagem é que o Jalapão fica no nosso Brasil, no estado de Tocantins.
Apesar de nos passar essa ilusão, o Jalapão não é um deserto, mas a soma de biomas do Cerrado. O solo arenoso, porém, pede um veículo 4×4 – embarcar nesse destino é aceitar fazer parte de uma verdadeira expedição.
Pelo caminho, encontramos rios, veredas lindíssimas, cachoeiras de todos os portes e fervedouros – poços de onde brota uma água cristalina com tanta pressão que nos impede de afundar. Tem mais: comunidades que criam artesanato a partir do capim dourado; capivaras, antas, emas, lobos-guará e araras-azuis que desfilam sem pudor; e o maravilhoso combo dunas alaranjadas, chapadões e lagoa, na Serra do Espírito Santo.
O Jalapão é um Brasil selvagem, inexplorado e genuíno. Um Brasil sensorial que nos estimula a sentir mais, sonhar mais e criar.
Quem topa se aventurar?