Qualquer semelhança é mera coincidência: Podia ser no Chile, mas é a um pulo de casa!

Compartilhe este conteúdo:

É pelo visual desértico e pelas águas surpreendentes que há quem compare o Atacama com o Jalapão. Escondidas em ambos os territórios estão paisagens oníricas, que nos mostram cores, luzes e formas impactantes, quase surreais. A grande vantagem é que o Jalapão fica no nosso Brasil, no estado de Tocantins.

Apesar de nos passar essa ilusão, o Jalapão não é um deserto, mas a soma de biomas do Cerrado. O solo arenoso, porém, pede um veículo 4×4 – embarcar nesse destino é aceitar fazer parte de uma verdadeira expedição.

Dunas vermelhas no Jalapão uma das áreas mais selvagens do Brasil
Dunas vermelhas no Jalapão uma das áreas mais selvagens do Brasil.

Pelo caminho, encontramos rios, veredas lindíssimas, cachoeiras de todos os portes e fervedouros – poços de onde brota uma água cristalina com tanta pressão que nos impede de afundar. Tem mais: comunidades que criam artesanato a partir do capim dourado; capivaras, antas, emas, lobos-guará e araras-azuis que desfilam sem pudor; e o maravilhoso combo dunas alaranjadas, chapadões e lagoa, na Serra do Espírito Santo.

Vista panorâmica do morro da Pedra Furada no Parque Estadual do Jalapão Tocantins.
Vista panorâmica do morro da Pedra Furada no Parque Estadual do Jalapão Tocantins.

O Jalapão é um Brasil selvagem, inexplorado e genuíno. Um Brasil sensorial que nos estimula a sentir mais, sonhar mais e criar.

Quem topa se aventurar?

Conteúdo Relacionado