Qualquer semelhança é mera coincidência: Podia ser na África, mas é aqui ao lado!

Compartilhe este conteúdo:

É pelo ecossistema inundável, a vida natural riquíssima e as atividades expeditórias que uma ida ao Pantanal muitas vezes é comparada à uma viagem de safári para Botswana e outras regiões do continente africano. A diferença mais importante, porém, é que o Pantanal está a um pulo de casa.

A região pantaneira é especial e compreende a união de diferentes biomas brasileiros, incluindo a Amazônia, a Caatinga, o Cerrado e a Mata Atlântica. Soma-se mais de mil espécies de de mamíferos, aves, peixes e répteis, sendo a grande estrela a onça-pintada!

Onça-pintada cruzando o rio Cuiabá Pantanal Brasil.
Onça-pintada cruzando o rio Cuiabá Pantanal Brasil.

Os safáris são feitos em carros 4×4 e permitem que contemplemos e fotografemos os detalhes e contornos da nossa natureza. Quem quer ver de perto os hábitos dos animais noturnos como o jacaré, pode participar de uma focagem. Além da visão, a audição é outro sentido que é provocado a todo instante por lá com o canto das centenas de pássaros coloridos que voam livremente.

Há também passeios de canoa, prosa de fazenda, roda de tereré e cavalgadas no autêntico cavalo pantaneiro, que é forte e adaptado ao regime das águas – é bonito de ver ele buscando seu alimento nos campos alagados.

Turistas andando de cavalos pelo Pantanal.
Cavalgadas no autêntico cavalo pantaneiro.

O Pantanal nos leva a uma reconexão com a natureza em sua forma mais genuína. Nos lembra que, mais do que fazer parte dela, nós somos ela.

Conteúdo Relacionado