A chegada da primavera é a época perfeita para viajar para o hemisfério norte. Enquanto aqui é outono, lá o céu deixa de ser cinzento, a neve espessa dá uma trégua e as temperaturas ficam agradáveis.
Mas o que deixa essa parte do Planeta Terra ainda mais interessante, são as flores que promovem uma verdadeira explosão de cores nos parques e praças das cidades. Das cerejeiras em flor às vibrantes tulipas, veja alguns dos lugares para apreciar a estação mais bela do ano!
NO JAPÃO: AS DELICADAS CEREJEIRAS
Se você sempre quis conhecer o país, abril é o mês ideal por dois motivos: primeiro, porque é nesse período que as cerejeiras ficam repletas de flores, ou seja, de “sakuras” como são chamadas. Segundo, porque é nessa época que acontece o hanami, tradição que reúne pessoas sob a sombra das árvores para comer, beber e contemplar a beleza das flores, coloridas suavemente de diversos tons de rosa. Sendo assim, lugares para contemplar esse espetáculo natural não faltam por lá.
Em Tóquio, a dica é passear pelos pelos parques. Tanto o Parque Ueno, que abriga um longo corredor cheio de árvores, quanto o Jardim Koishikawa Korakuen, são ideias para a contemplação. Em Kioto, o Caminho do Filósofo (lugar onde o japonês Nishida Kitaro meditava no século passado) exibe uma rota repleta das árvores a beira de um canal que liga os templos Ginkaku-ji, ou Silver Pavilion, e o Nansen-ji. Para fugir das áreas mais turísticas, uma viagem de bicicleta por cidades como Wajima, na Península de Noto, e Yamanaka, às margens de um dos maiores lagos do país (de mesmo nome,) garantem paisagens deslumbrantes.
NA HOLANDA: AS EXÓTICAS TULIPAS
Mas, se seu desejo sempre foi ver os campos coloridos de vermelho, amarelo, laranja, entre outras cores vibrantes das exóticas tulipas, vá para Lisse. Nessa cidade a cerca de 30 quilômetros de Amsterdã, fica o Keukenhof (pronuncia-se ko-ken-rof), um imenso parque botânico com dezenas de milhares de flores distribuídas em jardins muito bem cuidados. Originalmente vindas da região onde hoje é a Turquia, as tulipas já eram paixão nacional no século 17 quando um só bulbo valia ouro.
É por isso que o país é referência mundial no assunto! Com edições temáticas, o parque abre somente na primavera. Nessa temporada, que vai de 23 de março a dia 21 de maio, artistas do design holandês, incluindo nomes famosos como Mondrian e Rietveld, ganham destaque na programação.
NA FRANÇA: OS FABULOSOS JARDINS DE MONET
Agora, se sua ideia é ver uma grande variedade de flores em uma obra de arte a céu aberto, o lugar certo é Giverny. Nessa típica vila francesa da Alta Normandia, a cerca de 1 hora de Paris, ficam os famosos jardins de Claude Monet (1840-1926), como o Jardim d’Água e Jardim da Normandia. O lugar onde o mestre do impressionismo viveu por 43 anos, abriga 8 mil m² de plantações formadas por cerca de 1.800 espécies de flores, plantas ornamentais e árvores frutíferas.
Um cenário deslumbrante formado por espaços floridos, coloridos e perfumados que encantam crianças e adultos. Esse paraíso em solo francês fica aberto quase que o ano inteiro (de 24 de março a 1 de novembro) mas é na primavera a época ideal para visitar.