Já pensou em incluir no seu roteiro de viagem cidades onde acontecem festivais de luzes? Esses festivais têm origem religiosa na sua maioria e buscam emitir vibrações positivas durante os dias em que são celebrados.
Confira alguns desses festivais imperdíveis:
- Yi Peng – Festival das Lanternas, Tailândia
Nesse festival tradicional da cultura Lanna, do norte da Tailândia, milhares de lanternas de papel são liberadas no céu ao mesmo tempo, iluminando a noite.
Ao lançar uma lanterna, é preciso fazer um pedido para o ano que se iniciará. Durante o festival, fogos de artifício, carros iluminados e dançarinos tradicionais completam as celebrações nas ruas de Chiang Mai, a antiga capital do povo Lanna.
O festival das lanternas de Chiang Mai acontece ao mesmo tempo que o Loi Krathong, um festival em que as pessoas depositam no leito dos rios diversos barquinhos feitos de folhas de bananeira com velas dentro – também com o objetivo de fazer desejos para o ano novo.
Em Chiang Mai, os dois festivais iluminam ao mesmo tempo o céu e as águas da cidade, em um espetáculo inesquecível.
- Yuanxiao – Festival das Lanternas, China e Taiwan
Ainda que seja chamado pelo mesmo nome em português, o festival chinês ocorre em data diferente que o tailandês e é celebrado de forma diferente. Nessa data, crianças vão para um templo à noite, carregando lanternas de papel e resolvendo charadas escritas nelas.
O dia do festival é dedicado ao Mensageiro do Céu, que adora objetos brilhantes e alegres. Por isso, centenas de lanternas coloridas de diferentes formas e tamanhos são penduradas nas ruas para a apreciação de todos. Também é tradição comer um bolinho de arroz com recheio de feijão doce, manteiga de amendoim ou pasta de gergelim.
- Iluminação de inverno do Parque Nabana no Sato – Japão
O Parque Nabana no Sato em Kuwana, Japão, está florido o ano todo, pois seu foco é o cultivo de flores em campos coloridos. No inverno, de outubro a maio, o parque fica ainda mais especial graças ao Festival de Luzes que ilumina todo o complexo.
Mais de 8 milhões de luzes de LED de cores variadas se misturam às flores e árvores do parque. Os túneis, corredores e campos são completamente cobertos de luz!
Este é o maior evento de iluminação do Japão, que une a beleza das luzes na estação mais escura do ano com o delicado equilíbrio das flores que são cultivadas no parque. O parque fica perto da cidade de Nagoya, ao sul de Tóquio.
- Divali – Festival das Luzes – Índia
Este festival é celebrado por cinco dias durante o outono e é um dos festivais mais importantes do hinduísmo.
Fogos de artifício são tradição na noite do terceiro dia, logo após as orações familiares, tipicamente dedicadas à deusa Lakshimi, da fertilidade e prosperidade.
Milhões de luzes iluminam o exterior de casas, altares, templos e outros prédios comunitários durante os cinco dias de festival. Espiritualmente, o Divali significa a vitória da luz sobre a escuridão, o bem sobre o mal, o conhecimento sobre a ignorância e a esperança sobre o desespero.
Além das luzes, também é comum fazer decorações de pós coloridos no chão, comidas típicas e altares em casa. Durante o Divali é comum presentear amigos e familiares queridos – é o período de compras mais aquecido da Índia.
- Festival of Lights – Berlim – Alemanha
Todo ano, em outubro, Berlim se ilumina para o Festival das Luzes, que é celebrado durante uma ou duas semanas. É um festival de Light Art, em que artistas alemães e internacionais apresentam instalações de luz por toda a cidade.
O festival acontece no começo do inverno, quando as noites começam a ficar mais longas na cidade. As projeções também são acompanhadas de outros eventos que combinam as luzes com outras formas de arte.
As luzes ficam acesas à noite, de 19h às 00h. Não é preciso pagar entrada para ver as luzes, as ruas seguem com livre trânsito e inclusive algumas são fechadas para carros durante o evento.