É mundialmente famoso o fato de que o cacau equatoriano ganha destaque no universo de sabores e aromas sofisticados. A complexidade e a textura amanteigada que derrete na boca o faz ser cobiçado pelos melhores fabricantes de chocolate da Europa.
Aos chocólatras e fãs do néctar dos deuses, é possível visitar uma fazenda de cacau na região de Guayaquil e explorar a área junto com um especialista, que ensina sobre o plantio e a colheita da fruta. De quebra o programa inclui uma verdadeira aula sobre como o chocolate é feito a partir do zero.
O tipo de cacau por lá é chamado de “nacional”, porque em geral é nativo da Floresta Amazônica equatoriana, mas cruzado com uma variedade proveniente da América Central, fato que o enriquece e enche de complexidade.
A região também cultiva outra tradição nacional: a fabricação de chapéus Panamá. Apesar de o acessório levar o nome de outro país, é originário do Equador. Depois de saber tudo sobre o chocolate local, você pode acompanhar todas as etapas de desenvolvimento dos chapéus feitos a partir da palha toquilla e saber mais sobre sua história e cultura.