Marina Abramović e sua retrospectiva na Royal Academy of Arts, em Londres

Compartilhe este conteúdo:

blog Marina Abramovic retrospectiva

 

Até o dia 1º de janeiro de 2024 está acontecendo uma super exposição retrospectiva dos 50 anos de carreira da artista sérvia Marina Abramović na Royal Academy of Arts, em Londres.

A exposição apresenta momentos importantes da carreira da artista por meio de escultura, vídeo, instalação e performance. Obras como The Artist is Present serão reencenadas de forma impressionante através de imagens de arquivo, enquanto outras serão interpretadas pela próxima geração de artistas performáticos, treinados pelo método Marina Abramović.

 

blog Marina Abramovic londres

 

É importante mencionar que desde o início da sua carreira em Belgrado, no início dos anos 1970, a artista foi pioneira na performance como forma de arte visual.

Ela criou alguns dos primeiros trabalhos mais importantes nesta prática, incluindo Rhythm 0 (1974), em que se ofereceu como objeto de experimentação para o público, bem como Rhythm 5 (1974), onde se colocou no centro de uma estrela ardente de cinco pontas a ponto de perder a consciência. Essas performances casaram conceito com fisicalidade, resistência com empatia, cumplicidade com perda de controle, passividade com perigo. Eles ampliaram os limites da autodescoberta, tanto dela quanto de seu público e marcaram seus primeiros compromissos com o tempo, a quietude, a energia, a dor e a resultante consciência intensificada gerada por uma performance de longa duração.

O corpo sempre foi seu sujeito e meio. Explorando os seus limites físicos e mentais em obras que ritualizam as ações simples da vida quotidiana, ela tem resistido à dor, à exaustão e ao perigo na sua busca pela transformação emocional e espiritual.

De 1975 a 1988, Abramović e o artista alemão Ulay atuaram juntos, tratando de relações de dualidade. Ela voltou às apresentações solo em 1989 e em The Artist Is Present (2010), ficou sentada imóvel por pelo menos oito horas por dia durante três meses, envolvida em contato visual silencioso com centenas de estranhos, um por um.

 

blog Marina Abramovic retrospectiva londres retrospectiva

 

Abramović foi uma das primeiras artistas performáticas a ser formalmente aceita pelo mundo dos museus institucionais, com grandes exposições individuais ocorrendo em toda a Europa e nos EUA.

A sua primeira retrospectiva europeia ‘The Cleaner’ foi apresentada no Moderna Museet em Estocolmo, Suécia, em 2017, seguida de apresentações no Louisiana Museum of Modern Art em Copenhaga, Dinamarca, Henie Onstad, Sanvika, Noruega (2017), Bundeskunsthalle, Bonn, Alemanha (2018), Centro de Arte Contemporânea, Torun (2019) e Museu de Arte Contemporânea de Belgrado, Sérvia (2019).

Em 2023, Abramović será a primeira artista feminina a apresentar uma grande exposição individual nas principais galerias da Royal Academy of Arts de Londres. A arte performática ao vivo pode ser surpreendente e íntima. Para Abramović também tem o poder de ser transformadora.

Experimente você mesmo através das performances de “Imponderabilia”, “Nude with Skeleton”, “Luminosity and The House with the Ocean View”.

Diferentes obras serão reapresentadas durante a exposição, portanto não haverá duas visitas iguais. Quando passar por Londres, essa exposição deve ser obrigatória para quem ama arte e performance! Visite!

Conteúdo Relacionado