Apesar de ser pequeno, Luxemburgo é um país interessante e variado com muitas atrações turísticas. O destino mais procurado é a cidade fortificada de Luxemburgo, cujas partes mais antigas foram declaradas Patrimônio Mundial da UNESCO.
Na capital fica o Grande Palácio Ducal, um belo palácio instalado ao lado da Place Guillaume, a principal praça da cidade, com seu mercado a céu aberto e o prédio da Prefeitura.
A Igreja de Notre Dame pode não ser tão famosa quanto a homônima francesa, mas mantém o charme de um prédio que foi construído no século 17. A rota Wenzel, um passeio por quarteirões antigos da capital, promete uma viagem de mil anos em apenas cem minutos.
Atividades ao ar livre para todos os gostos
Quem gosta de caminhadas vai adorar o Chemin de La Corniche, passeio que leva o visitante a uma vista deslumbrante da cidade. A parte mais antiga da fortaleza da cidade são as Casemates, túneis e corredores de pedras que serviram de refúgio em conflitos ao longo da história.
As atividades populares ao ar livre incluem a trilha de Mullerthal, que oferece a chance de ver as formações rochosas, florestas e desfiladeiros da região de Luxemburgo que é chamada de pequena Suíça. As extensas florestas de pinheiros de Ardennes são também populares para caminhar, andar de bicicleta e, no inverno, para fazer esqui cross country.
Museus e castelos medievais incríveis
Luxemburgo também abriga vários museus e você pode começar visitando o Musée d’Histoire de la Ville de Luxembourg, que tem uma coleção permanente retratando os principais momentos da história da capital. Os visitantes podem descobrir a evolução arquitetônica e muitos aspectos da vida cultural e social através de instalações multimídia e uma grande variedade de exposições.
O Musée National d’Histoire Naturelle abriga uma coleção que mostra a história do mundo, a ecologia e a evolução. Cada sala tem um tema diferente que fala sobre os planetas, a Terra, as regiões de Luxemburgo e as suas paisagens.
No interior do país, único do mundo cujo idioma oficial é o luxemburguês, língua falada por pouco mais de 300 mil pessoas, as paisagens mesclam florestas fechadas, rios e castelos.
Quem estiver interessado na história do país pode explorar os muitos castelos medievais da região, com destaque para os impressionantes castelos Vianden e Clervaux.
A região vinícola de Moselle é também uma escolha popular entre os turistas, que podem descobri-la visitando as muitas adegas da região, que oferecem degustações de vinho e visitas guiadas.
Gastronomia de encher os olhos
Na hora de comer, você notará que Luxemburgo tem mais restaurantes estrelados, per capita e por área, do que qualquer outro país do mundo. No entanto, a comida tradicional do país tem as suas origens na comida camponesa, e pode ser descrita como simples, rica e geralmente servida em grandes porções.
A cozinha contemporânea no país foi fortemente influenciada pela culinária da França e da Alemanha, com crescente influência moderna dos imigrantes portugueses e italianos que se mudaram para Luxemburgo no final do século 20.
O vinho produzido em Luxemburgo é excelente e é produzido na parte sudeste do país, no Vallée de la Moselle. A produção é estritamente regulamentada e a região produz vinhos brancos secos e um vinho espumante chamado de Crémant.
Há também alguns rosés e tintos, bem como alguns vinhos doces, mas eles geralmente não estão facilmente disponíveis.
Curiosidade: apesar de francês e alemão serem dois idiomas amplamente utilizados no país (e serem obrigatórios no sistema de ensino do país), o português é a principal língua de minorias do país, devido aos imigrantes que vieram de Portugal, principalmente na década de 1970.