A Turquia é um país situado entre a Europa e a Ásia que pode ser descrito como uma terra confortável e com algumas dualidades como característica. É um país que está tanto no leste quanto no oeste, sua cultura mistura religiosidade e secularidade, é um país ao mesmo tempo antigo e moderno.
Na região da Anatólia, o Museum Hotel, um famoso hotel caverna, oferece também duas experiências únicas e distintas de hospedagem: luxo e história.
Visitantes ilustres recentes aumentam as estatísticas desse lugar inusitado, mas a grande atração aqui, deixando as celebridades de lado, não são os hóspedes, mas sim as famosas cidades subterrâneas da Capadócia.
Essas cidades foram construídas pelos cristãos como rota de fugado Império Romano e consistem em grandes labirintos feitos em cavernas de rocha vulcânica.
O que ver na Capadócia
Um passeio muito famoso (e já batido) na Capadócia, com certeza é o passeio de balão sobre as cidades subterrâneas. Mas há muitas outras coisas interessantes para fazer por lá, como visitar igrejas construídas debaixo da terra, vales e as exóticas chaminés-de-fadas.
- Museu à Céu Aberto de Goreme
Este museu é uma das principais atrações turísticas da Capadócia e é considerado um Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. Ele possui um grande conjunto de igrejas construídas em cavernas pelos cristãos entre os séculos X e XIII.
Elas são famosas pelos afrescos pintados nas paredes, muitos deles em bom estado de conservação. O museu está a pouco mais de 1 km do centrinho de Goreme, numa caminhada de aprox. 20 minutos, cujo trajeto proporciona ótimas fotos da paisagem da região.
- Cidade subterrânea de Kaymakli
A região da Capadócia possui dezenas de cidades subterrâneas, muitas delas interligadas por túneis. A maior delas é a de Kaymali.
Ela possui oito andares abaixo do solo, porém a visitação só é permitida nos quatro primeiros níveis. As cidades subterrâneas foram construídas principalmente para proteger os cristãos da invasão de inimigos. Eles chegavam a ficar semanas trancados dentro delas. Nesta de Kaymakli estima-se que seis mil pessoas chegaram a conviver ao mesmo tempo. Há uma divisão bem clara dos ambientes, com dormitórios, cozinhas, depósito para alimentos, igrejas, portas secretas, túneis de ligação e poço profundo que servia como sistema de ventilação. Até animais eram levados para dentro das cidades subterrâneas!
- Vale dos Pássaros
O vale tem este nome por causa de várias casas de pássaros que foram esculpidas nas cavernas. Os pássaros antigamente eram muito importantes para os cristãos, porque eles forneciam os pigmentos para pintar afrescos e cerâmicas, por isso foram feitas tantas casas nas rochas para protegê-lo.
Museum Hotel – o hotel subterrâneo
Já imaginou a possibilidade de se hospedar numa suíte subterrânea com todo o conforto que você precisa? Essa é a experiência que o Museum Hotel oferece aos seus hóspedes.
Os apartamentos do hotel foram restaurados para se tornarem versões modernas das cavernas típicas da região. A rocha exposta, coberta por tapetes e espelhos dourados e pesados, é de real e não um efeito produzido.
Na Cave Suite, a banheira foi construída embaixo de uma cobertura natural. Em outra, a cabeceira da cama é uma série de mini-cavernas, ideal para guardar um livro ou algum outro pertence.
Se você gosta de antiguidades, vai adorar a vasta coleção de tapetes, móveis, e outros objetos de arte romana e otomana que decoram o hotel. O premiado restaurante, especializado em pratos tradicionais e modernos da culinária regional, também é um charme à parte.
Hospedar-se em uma caverna não significa falta de conforto: além de oferecer jacuzzis e TVs de LCD, o hotel ostenta vistas espetaculares da paisagem rural, com casas de pedra espalhadas pela região e usadas pela população local.
Como chegar
O Museum Hotel está localizado no centro da Capadócia, na vila de Uchistar, o pico mais alto da Capadócia. O hotel fica no ponto mais alto da montanha, de frente para toda a região, incluindo todo o Vale Goreme, o Vale Vermelho, Ortahisar e o Vale Branco.