As Ilhas Faroé ficam no Atlântico Norte, entre a Escócia e a Islândia, e entre elas existe esta pequena comunidade, Gásadalur, na ilha Vágar, que vive bem perto de um penhasco. De lá, cai uma cachoeira, abrilhantando o cenário surreal.
No extremo oeste da ilha Vágar, a terceira maior das Ilhas Faroé, as poucas casas ficam a poucos metros de um precipício no estreito de Mykinesfjørður. Um rio corre bem ao lado da vila, despencando precipício abaixo em direção ao mar.
Nos arredores ficam as montanhas mais altas da ilha, superando os 700 metros de altitude. A ilha Mykines, ao fundo, complementa esta paisagem de tirar o fôlego.
Ilhas Faroé
Localizada entre a Escócia e a Islândia, as pequenas ilhas vulcânicas Faroé fazem parte do território dinamarquês. O arquipélago é composto por 18 ilhas divididas em distâncias curtas, Stremoy é a maior ilha localizada no centro do arquipélago. Sua capital, Tórshavn possui 15.000 habitantes.
As ilhas possuem características selvagens com a maioria da costa formada por falésias gigantes, o ponto mais alto do arquipélago tem 882 metros e está situado na Ilha Eysturoy. A farta fauna marinha da região do Atlântico faz com que a pesca seja a principal atividade dos moradores das Ilhas Faroé.
Mesmo fazendo parte da Dinamarca as ilhas possuem estatuto de autonomia especial para assuntos de Estado, sendo a política militar e estrangeira, pois na ilha são resolvidas de forma independente. E pelo jeito esta dando muito certo,pois a região praticamente não existem crimes.
O arquipélago possui um clima com grandes variações, por ser muito frio os moradores locais cobrem os telhados de suas casas com gramas, uma forma de manter seus lares mais quentes e deixando a vista muito bonita.
A ilha é um ótimo local para fazer trekking, se estiver com sorte ainda é possível ver a aurora boreal no céu Tórshavn.
Gásadalur – a menor cidade do mundo
Gásadalur é um vilarejo localizado na parte oeste de Vágar, uma das 18 ilhas do arquipélago das Ilhas Faroé.
Gásadalur se encontra bem perto de algumas falésias das quais uma incrível cachoeira despenca diretamente no mar. Como o vilarejo está localizado em uma região de difícil acesso, em 2004, um túnel foi construído até a rodovia principal da ilha de Vágar.
As formações que cercam Gásadalur alcançam mais de 700 metros do nível do mar e são as mais altas de Vágar.
Em 2002, apenas 16 pessoas moravam no vilarejo, mas com o passar do tempo esse número não cresceu muito. Em 2012, Gásadalur tinha uma população de 18 habitantes!
Eleito como um dos melhores destinos para viajar
Considerado como um dos últimos paraísos do planeta, as Ilhas Faroé, tem atraído um número cada vez maior de visitantes. Com uma população de 48.000 pessoas, a ilha recebe, anualmente, em torno de 5.000 turistas.
Os 48 mil habitantes das ilhas vivem como uma só comunidade, mas isso nem sempre foi fácil. Barcos a remo eram usados para transportar pessoas e mercadorias de uma ilha para outra.
O trajeto entre os vilarejos era feito a pé, passando por montanhas íngremes e atravessando ravinas profundas.
Construir uma casa era um enorme desafio, porque todos os materiais tinham de ser trazidos de barco a remo. Antes de começar a construção, os materiais tinham de ser carregados de um pequeno porto natural na costa até o canteiro de obras.
As ilhas Faroé agora têm 18 túneis, dois dos quais estão debaixo do mar e ligam ilhas diferentes. Nenhuma nação no mundo tem mais quilômetros de túneis em relação ao número de habitantes. Mesmo assim, novos túneis estão sendo planejados.