New Orleans é uma cidade cheia de surpresas e uma delas é o Garden District, um bairro que nem todo mundo conhece quando viaja para lá. Cheio de surpresas, de mansões gigantes do século XIX e cemitérios repletos de história, visitar o bairro é um passeio que ainda não foi descoberto por muitos turistas, especialmente os brasileiros.
O Garden District fica bem perto da região mais conhecida de New Orleans, o French Quarter, e para chegar lá basta pegar a linha de bondinhos St. Charles, que passa pela avenida de mesmo nome. Já na St. Charles Ave é possível ver alguns dos casarões que dão identidade ao bairro. A dica é descer na esquina da St. Charles com a Washignton Ave e conhecer o bairro a pé.
Construídas por volta de 1830 até 1900, as mansões do Garden District são consideradas hoje em dia um dos melhores exemplos de arquitetura sulista americana da época. O nome do bairro, aliás, é devido à forma como as casas eram construídas. No começo da sua ocupação, as casas eram construídas em grandes lotes, com jardins imensos e bem cuidados. Com o passar dos anos os lotes foram sendo divididos, e a arquitetura sulista, cheia de detalhes de ferro e madeira, foi ganhando mais destaque.
Mausoléus cheios de história
É bem no centro do bairro que fica um dos cemitérios mais famosos de New Orleans, o de Lafayette, que junto do também conhecido St. Louis, formam o conjunto de 42 cemitérios da cidade. A grande curiosidade sobre eles surgiu por uma característica geográfica de New Orleans: a cidade fica numa área pantanosa, tornando quase impossível qualquer escavação mais profunda. A solução encontrada pelos moradores na época foi enterrar seus mortos acima da terra, construindo verdadeiros mausoléus cheio de detalhes e que contam uma boa parte da história da cidade.
É tão grande a fixação pelos cemitérios de New Orleans que há diversos tours guiados por esses locais. Um dos mais reconhecidos é o feito pela Save our Cemiteries, uma organização cujo objetivo das visitas é ajudar na preservação desses espaços e da história de New Orleans. Para quem se interessar, dá para reservar ingressos diretamente no site deles.
Se você prefere se aventurar sem guia, vá em frente! A parte mais interessante do passeio é observar a arquitetura e as datas antiquíssimas das lápides. Para quem acha que esse é um passeio meio mórbido, relaxe. Trata-se muito mais de um interessante sítio histórico e arquitetônico do que qualquer outra coisa, além do mais, os cemitérios de New Orleans são famosos por terem servido de set de filmagem para diversos longa metragens de Hollywood, como no caso do filme Entrevista com Vampiro. Por isso, se você quer ter mais informações, vale a pena fazer a visita com um tour.
Além de cemitérios, os cafés!
O bairro é bem residencial, mas há um trecho mais agitado com restaurantes e cafés na Magazine St, especialmente na parte próxima da esquina com a Harmony St. Aproveite para circular pela região aproveitando a magia local.
Em frente ao cemitério de Lafayette, há um café chamado Still Perkin Coffee Shop, local da onde sai um tour que conta a história do Garden District e também passa pelo cemitério, mostrando algumas curiosidades, como os cenários de alguns dos filmes de Hollywood já filmados no local. Para quem não tem muita paciência para tours, vale a pena ir ao Garden District nem que seja para passear pelas ruas e conhecer um outro lado de Nova Orleans.