Ao contrário do que muita gente pensa, as viagens para o continente gelado são para todos, não é algo exclusivo para estudiosos ou superaventureiros. As expedições, que podem passar pela Península Antártica, Geórgia do Sul e Ilhas Malvinas (ou Falklands), são feitas a bordo de navios exclusivos, que costumam ter em suas equipes especialistas como biólogos, glaciologistas, naturalistas e historiadores que nos ajudam a compreender esse habitat tão singular. Empresas de navegação como a Swan Hellenic, Seilverseas, Ponant, Scenic e Quark Expeditions têm roteiros maravilhosos e oferecem uma agenda completa de atividades para mergulhar de forma transformadora nesse universo.
EXPERIÊNCIAS IMERSIVAS DESTAQUE:
Expedições em Zodiacs
Os zodiacs, como são chamados os pequenos barcos de borracha usados por lá, nos transportam do navio a outros pontos inacessíveis, permitindo que desembarquemos sobre rochas, gelo, praias… Os passeios são guiados e nos fazem sentir parte daquela dinâmica e, assim, nos misturemos com o nosso entorno, com colônias de pinguins, focas, lobos-marinhos, aves polares.
Passeios de caiaque
Os caiaques permitem que se tenha uma perspectiva diferente e íntima do ambiente, no nível da água. Enquanto a embarcação desliza pela água cristalina, cada movimento vai acrescentando nuances para uma trilha sonora especial: placas de gelo que se desprendem, o bater das ondas contra a costa, o gotejar do remo…
Caminhadas
Caminhar em regiões polares é diferente de qualquer experiência de hiking que você possa já ter tido. Em um cenário sem árvores como este, somos os elementos mais altos da paisagem – deixamos de ser meros observadores para compor um novo contexto. Seja sobre a neve, pedras ou areia, experimentamos texturas, temperaturas e cheiros; nos adaptamos; a fauna nos percebe; e interagimos com o Todo.
VIDA SELVAGEM
A seguir também comentamos mais sobre a vida selvagem para quem ainda não sabe o que esperar da fauna local. Não existe garantia de que se encontre todos esses animais, mas eles fazem parte do bioma e não raro dão as caras.
Pelo menos sete espécies de baleias foram detectadas ao redor do Continente Gelado, incluindo orcas e jubarte. Focas, elefantes e lobos-marinhos e pinguins dos mais variados tipos, como os reis, adélia e imperadores, gostam de aparecer ao redor dos navios. Se o olhar desviar para cima, os albatrozes costumam aparecer.