Esportes na neve: sete estações de esqui do Hemisfério Norte

Compartilhe este conteúdo:

De dezembro a fevereiro, o frio toma conta do Hemisfério Norte. Para alguns, é o momento perfeito para passar as férias aqui mesmo no Brasil, usando roupas leves e tomando algum drink em uma praia paradisíaca. Mas, para outros, a época é ideal para praticar esportes na neve, coisa que só as altas montanhas, que possuem neve de qualidade durante toda a temporada, podem oferecer. Passeie com a Copastur Prime pelas sete estações com as pistas mais queridas da Europa, Estados Unidos e Canadá. Aproveite também para se inspirar com as nossas dicas de hotéis.

 Courchevel, França

Pensar em Courchevel é como entrar em um paraíso cercado por uma paisagem incrível e uma cidade badalada. Ela faz parte de uma das maiores áreas dedicadas ao esqui no mundo, a Les Trois Vallées, nos Alpes franceses, a duas horas de Lyon e de Genebra. Formada por um complexo de quatro vilas, aqui a equação é simples: quanto mais alto, mais bacanas ficam as opções. A área Courchevel 1850, por exemplo, a de maior altitude, é totalmente ski-in/ski-out. Ou seja, os cafés e hotéis fabulosos ficam localizados na própria pista.

Para se hospedar, um refúgio em meio a montanha, como o  Cheval Blanc,  cujo nome foi inspirado na mítica safra do vinho homônimo de Bordeaux.

cheval blanc courchevel
Hotel Cheval Blanc

Crans–Montana, Suíça

Crans-Montana tem um perfil sofisticado, com direito a uma rua exclusiva de lojas e restaurantes (apelidada de Champs-Elyseés), e ótimas opções para os esportistas (de esquiadores a golfistas).  A duas horas de Genebra, essa estação de esqui conta com duas vilas ao pé da montanha e mais de 140 quilômetros de pistas. O melhor aqui é que a maioria delas é dedicada a esquiadores e snowboarders dos níveis iniciante ao intermediário, se configurando como um ótimo destino para famílias com crianças.

A nossa dica de hotel é o Guarda Golf & Residences, dono de confortáveis suítes em estilo alpino com toques contemporâneos na decoração.

guarda golf crans montana
Hotel Guarda Golf

St. Moritz, Suíça

A pioneira vila de St. Moritz existe há 150 anos e foi a responsável por levar os esquiadores até os Alpes suíços. Mas não pense em uma cidadezinha antiga. A elegância cosmopolita dá o tom ao lugar, que conta com lojas sofisticadas e restaurantes premiados, além de mais de 180 km de pistas. Entre elas, a maior inclinação vertical da Europa, a Free Fall que fica na montanha Corviglia. Os mais experientes podem se aventurar na Diavolezza e Lagalb.

O Badrutt’s Palace, às margens do lago St. Moritz, é o típico espaço rodeado de belezas naturais na Suíça que nós adoramos.

Badrutts Palace
Badrutt’s Palace

Aspen Snowmass, Colorado, Estados Unidos

Imagine um antigo vilarejo ao pé de uma montanha enorme cuja atmosfera mistura construções do século 19 com arquitetura contemporânea, onde se instalam elegantes lojas e restaurantes estrelados. Assim é Aspen Snowmass, onde cai uma neve de qualidade excepcional de novembro a abril. Complexo que fica nas Montanhas Rochosas do Colorado, inclui quatro montanhas. A Aspen Montain (também conhecida como Ajax) é a mais famosas das Américas e perfeita para os mais experientes. Os iniciantes podem se divertir na Buttermilk.

Para se hospedar, escolha o The Little Nell Hotel. Além de ser o único de lá com acesso ski-in/ski-out às pistas de Aspen Mountain, você ainda conta com as opções gastronômicas do  restaurante Element 47 – e de sua adega maravilhosa com mais de 20 mil rótulos.

little nell aspen
Piscina no rooftop do hotel The Little Nell


Park City, Utah, Estados Unidos

Além de atrair os apaixonados pelo cinema no Festival Sundance, Park City também reúne fãs de esqui e snowboard por ser um dos maiores terrenos esquiáveis do país – desde a temporada 2015/2016, ela se uniu a Canyons, totalizando mais de 3.000 hectares de área esquiável. Deer Valley, outra estação dentro de Park City, conta com 101 pistas, serviços impecáveis, restaurantes e hotéis estrelados. Além disso, o acesso diário à montanha é limitado, tornando-o exclusivo. Por lá somente esquiadores descem suas pistas, não é possível praticar snowboard ou outro esporte.

Park City 1
Park City

Whistler, no Canadá

Conhecida pela qualidade de sua neve, a charmosa Whistler, no oeste do Canadá, já foi sede de parte das competições das Olimpíadas de Inverno, em 2010. E não foi à toa. Desse vilarejo erguem-se as impressionantes montanhas Blackcomb e Whistler, que formam o maior complexo de esqui e snowboard do país, com mais de 200 pistas. Teleféricos interligam os topos das montanhas – a gôndola Peak 2 Peak faz um belo trajeto sobre o vale nevado, com vistas incríveis.

O Four Seasons cuida de todos os detalhes para os praticantes de esportes de inverno – o que inclui até guias especializados nas montanhas. Outras opções, como passar a noite em um incrível hotel de gelo escavado na neve (onde só se chega de helicóptero) ou se aventurar com um snowmobile nas montanhas sob a aurora boreal, entram na lista dos passeios inesquecíveis oferecidos pelo hotel.

whistler
Whistler

Conteúdo Relacionado