Do pó ultrafino à borra: o que você precisa saber antes de provar o legítimo café turco

Compartilhe este conteúdo:

Forte, encorpado e com gosto amargo acentuado, o “café turco” (“Türk kahvesi”, na língua local) é bem diferente do nosso cafezinho. Primeiro, pelo método de preparo que não usa coador. Isso porque, antes de ser muito consumido na Turquia – e também nos territórios que integraram o Império Otomano, como Grécia, Oriente Médio e Norte da África –, trata-se de um dos cafés mais antigos do mundo. Prova disso é o o fato dele ser considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Segundo, pelos aromas e sabores, já que especiarias são adicionadas antes ou depois do preparo. Além disso, contrário aos outros cafés, o turco é apreciado também depois que acaba. A gente explica: é que a borra que fica na xícara pode ser lida e revelar o  seu futuro. Quer saber mais sobre essa história? Nós contamos para você.

Café Turco
Café Turco

Como preparar

Bom, seguindo o método, as diferenças continuam. Para começar, esqueça a chaleira para aquecer a água. O que você vai precisar é de um cezve, um pote feito de cobre, bronze ou latão (muitos até usam os feitos de ouro ou prata) com um punho longo – útil antigamente para retirar do fogo, mas hoje não passa de um adereço. Na hora de escolher o café, opte por tipos cujos grãos torrados foram finamente moídos pois é essa moagem que garante a borra no final.

Preparação de café turco em cezve na areia
Preparação de café turco em cezve na areia

Para preparar, basta misturar o pó superfino na água dentro do cezve e cozinhar sem deixar ferver adicionando, se preferir,  açúcar ou especiarias como cardamomo, canela ou anis estrelado. Como o café não é filtrado, depois que é servido na xícara,  a dica é beber bem devagar  sempre dando um tempo para que o pó se assente no fundo da xícara.

Seu futuro na borra de café

Depois de beber, se você estiver com um praticante de “cafeomancia”, ou seja, da técnica de ler a sorte através da borra do café, você poderá ter seu futuro revelado ali mesmo. Muito difundida nos países árabes, por exemplo, essa arte tornou-se uma rica tradição além da Turquia, também no Irã e no Sul da Rússia. Funciona assim: a pessoa, geralmente uma mulher, vira a xícara ao contrário com o pires tapando a boca para espalhar a borra. Depois de alguns minutos, os desenhos que se formaram pelo pó exibirão formas e padrões que têm significados simbólicos. Veja algumas deles:

Âncora – Se surgir algo nesse formato você terá sucesso nos negócios.
Bengala – Significa que você receberá uma ajuda inesperada.
Pontos – Eles representam dinheiro que pode vir de uma herança ou aumento de salário.
Linhas paralelas – Indicam que seus caminhos estão abertos para a prosperidade.

Cafeomancia
Cafeomancia

Cruz – É sinal de que vêm brigas e problemas por aí.
Lua – Um romance pode começar em breve.
Círculos – Se forem grandes, representam o fim de um relacionamento; pequenos, indicam casamento.
Sol – Você terá sorte e felicidade.
Quadrado – Indica momentos de insatisfação e solidão no futuro.
Coração – Paixão a caminho que poderá mudar a sua vida.

ONDE PROVAR O CAFÉ TURCO EM ISTAMBUL

Quando chegar na cidade, provavelmente você não vai deixar de ver as tulipas (é de lá a origem dessas flores exóticas), tomar um banho turco ou saborear um baklava, doce feito com uma massa ultrafina recheada (o de pistache é considerado o melhor!). E, claro, experimentar um autêntico café turco. Mais moderninhos, o M.O.C Istambul e o Kronotrop possuem micro torrefações e uma grande variedade de grãos – o que garante a moagem lá mesmo.

M.O.C
M.O.C

Se preferir beber após um almoço delicioso, o restaurante Dârüzziyafe Turkish Cuisine serve um autêntico café turco de forma mais tradicional em uma versão bem forte. Agora, se quiser ter a sorte lida por mulheres locais no final da degustação, procure provar a bebida em estabelecimentos mais turísticos. De qualquer forma, a experiência será inesquecível!

Conteúdo Relacionado