O Peru sempre foi conhecido como o destino perfeito para os mochileiros, pois o país oferece uma boa quantidade de albergues de preço acessível, além da comida e transporte serem muito mais baratos do que no Brasil.
Porém, o turismo de luxo tem crescido muito nos últimos tempos nesse país sul-americano. Cerca de 9% dos viajantes que visitam o Peru são pessoas que buscam uma categoria elevada de acomodação e passeio. O principal interesse dessa categoria no país é o turismo cultural.
País cheio de história e encantos
O Peru é um destino único, que mistura características típicas da sua história com serviços e infraestrutura de luxo que transformam a viagem de qualquer pessoa em uma experiência inusitada.
Repleto de cultura, paisagens de tirar o fôlego, comidas que atiçam o paladar e surpreendem às pessoas vindas de diferentes regiões do mundo, o país proporciona também a oportunidade de compras sofisticadas, com grifes nacionais e internacionais em destaque no segmento de luxo.
Com rede hoteleira com alto padrão de serviços, o Peru conta hoje com uma completa infraestrutura de hotéis e serviços de luxo.
Do aeroporto em direção ao centro já é possível mergulhar em deslumbrantes cenários da natureza, nativos trabalhando na lavoura, mulheres com crianças nas costas envoltas num xale colorido com roupas típicas, e não muito longe, os picos nevados dos Andes.
Ao chegar na cidade o viajante é orientado sobre o soroche, o mal das alturas. Depois do descanso para climatização e de experimentar o famoso chá de coca, você está pronto para fazer parte do mais deslumbrante e diferente acervo vivo do país.
Cusco ou Cuzco – o umbigo do mundo
Cusco ou Cuzco foi construída no Cerro Huanacure nos séculos XI e XII, hoje considerada a capital arquiológica das Américas, tombada pela UNESCO por seu patrimônio histórico e arquitetônico.
Antes, uma cidade repleta apenas de hostels e albergues de qualidade duvidosa, agora está sendo transformada, aos poucos, na capital peruana do luxo. É uma localidade que se viu tomada nos últimos dez anos por hotéis que se instalaram em prédios históricos, cuidando de sua preservação e oferecendo um serviço impecável, tanto de hospedagem como alimentação
O Hotel Libertador Palácio del Inka, por exemplo, propõe ao viajante uma experiência exclusiva de cultura e sofisticação. As instalações de Cusco remetem ao período barroco da cultura peruana e impactam pela riqueza de detalhes. O hotel possui outras unidades nas cidades de Arequipa, Puno Lima e Trujillo.
Já os hotéis da rede Mariott, presentes em Cusco e Lima, oferecem apartamentos direcionados para o hóspede que viaja a negócios, com internet wi-fi e suporte para pequenas apresentações. Em Cusco, o hotel conta ainda com serviços de sauna, spa e piscina.
A rede InkaTerra tem mais de 38 anos de experiência e é líder no turismo sustentável dentro do Peru. O grupo é responsável pela administração de hotéis, como o La Casona Cusco — casa colonial com apenas 11 suítes ao redor de um suntuoso pátio, criando um ambiente tão requintado quanto no período colonial, época em que os espanhóis habitavam o espaço.
Gastronomia com fama internacional
O país é também um dos mais exclusivos quando o tema é a comida. Em Cusco é possível provar a culinária de alto nível no Restaurante Senzo (dentro do hotel Palácio Nazarenas), que oferece excelente comida, apresentação e serviço.
Os pratos, apesar de usarem ingredientes tipicamente peruanos e, portanto, fortes, são suaves e agradam ao paladar de quase todos os viajantes. A casa conta com um cardápio variado e elaborado com muito requinte.
Serviços exclusivos
O trem Hiram Bingham, famoso transporte de luxo oferecido pela companhia Peru Rail e Orient Express, conta com cabines confortáveis e com janelas panorâmicas, transformando a viagem entre Cusco e Machu Picchu em um espetáculo a parte. Além das belas paisagens, os passageiros desfrutam de música ao vivo e comida gourmet, com direito a guia no santuário, brunch regado a champagne no trem e outros mimos.
O Inca Princess é um serviço de luxo semelhante, oferecido pela Inca Rail. A companhia opera seus trens entre Cusco e Machu Picchu sempre oferecendo um serviço diferenciado para cada um de seus passageiros.