O Pérez Art Museum Miami (PAMM) é um museu de arte moderna e contemporânea dedicado a colecionar e exibir arte internacional dos séculos XX e XXI, localizado no Museum Park, no centro de Miami e sendo um dos principais museus da cidade.
Fundado em 1984, o Museu dedicava-se a procurar preencher uma lacuna numa cidade jovem onde não existia um museu de arte contemporânea. Em 1994, a instituição tornou-se colecionadora e, reconhecendo a enorme mudança demográfica ocorrida em Miami na década anterior, reorientou sua missão para garantir que o Museu refletisse a pluralidade de comunidades da cidade.
Em 2013, continuou crescendo junto com Miami, expandindo para um campus de 200.000 pés quadrados com localização proeminente em Biscayne Bay.
O PAMM acredita que a arte e as ideias têm o poder de enriquecer a vida de todas as pessoas – elas são parte integrante da criação de um mundo mais humano e justo. Como instituição do século 21, acredita que os museus, ao lado de locais de culto, bibliotecas, escolas, salas de concerto e estádios, são prefeituras para o povo.
Esses são lugares que oferecem oportunidades para a troca saudável de ideias primordiais para os cidadãos, promovendo a inclusão em nossas comunidades, origens e experiências.
É importante destacar um comprometimento também em se posicionar de maneira única no sentido de atuar para apresentar arte da experiência latina dos EUA, da diáspora africana, da América Latina e do Caribe, visando educar e garantir que todas as pessoas possam participar de uma conversa que compartilha a arte em seu centro.
O museu possui o Caribbean Cultural Institute (CCI): uma plataforma de curadoria e pesquisa que promove a arte do Caribe e suas diásporas por meio de bolsas de estudos, exposições, bolsas, programas públicos e desenvolvimento de coleções. Iniciativa incrível!
O museu possui obras de artistas incríveis em sua coleção, de modo que se pode mencionar Rubem Valentim, Léon Ferrari, Sonia Gomes, Ana Mendieta, Ernesto Neto, Luchita Hurtado, Marcel Duchamp, Frank Stella, Beatriz Milhazes, Sol Le Witt, Carmen Herrera, dentre outros! Um olhar especial para o “Penetrável Macaléia” (1978/2010) do artista Hélio Oiticica adquirido pelo PAMM em 2021, parte agora de sua coleção, e que estava em exibição até 05 de junho.
Atualmente está rolando no museu a exposição “Yayoi Kusama: LOVE IS CALLING” da icônica artista japonesa Yayoi Kusama e “Marcela Cantuária: The South American Dream”, individual da artista carioca Marcela Cantuária. Esse ano ainda inauguram as exposições: “Christo Drawings: A Gift from the Maria Bechily and Scott Hodes Collection” (11 de junho), “Joan Didion: What She Means” (13 de julho) e “Leandro Erlich: Liminal” (4 de setembro), em ordem:
Uma programação artística imperdível para quem estiver por Miami!Vale muito conhecer o museu, seu acervo e suas exposições temporárias!