Esse ano o famoso Museu Americano de História Natural inaugurou o Novo Centro Richard Gilder para Ciência, Educação e Inovação em Nova York.
O projeto de arquitetura é do Studio Gang e Ralph Appelbaum Associates e o edifício conta com mais de 20.000 m2.
O Gilder Center foi concebido para convidar as pessoas a explorar as fascinantes e abrangentes relações entre as espécies que compõem a vida na Terra, ao mesmo tempo destacando todas as ricas conexões entre os acervos, projetos de pesquisa, programas educacionais e galerias de exposição do Museu.
O espaço de exposição do Centro conta com uma série de espaços diferentes: o Átrio de Exploração Kenneth C. Griffin, a A Biblioteca de Pesquisa e Espaço de Aprendizagem David S. e Ruth L. Gottesman, o Núcleo de Acervos Louis V. Gerstner Jr., o Insetário da Família Susan e Peter J. Solomon, dentre outros. Um dos destaques é o Biotério Família Davis Butterfly, com até 80 espécies de borboletas e voo livre para a interação dos visitantes! Incrível!
A experiência imersiva em 360 graus “Invisible Worlds” (Mundos Invisíveis) combina ciência e arte e foi projetada pela Tamschick Media+Space de Berlim e pela Boris Micka Associates, sediada em Sevilha, que trabalharam de perto com especialistas em visualização de dados e cientistas do Museu e de todo o mundo para criar a experiência.
O espaço começa com uma galeria introdutória projetada pelo Departamento de Exposições do Museu, que flui então para um segundo ambiente de 1200 m2 com espelhos suspensos no teto e paredes de 7m de altura que preenchem o ambiente com projeções em todas as escalas, gerando um todo que cria a impressão de infinito.
Realmente a arquitetura do museu é de impressionar! Os elementos sinuosos da fachada se estendem para dentro do prédio, criando cenários inusitados e surpreendentes aos visitantes, a parte interior do edifício foi inspirada na forma como o vento e a água esculpem as paisagens naturais.
A construção foi feita em concreto, mas esculpido manualmente para salientar as formas orgânicas e suaves, mas a fachada é revestida de granito rosa Milford, a mesma pedra usada na entrada do museu na Central Park West.
Destaca-se que o Gilder Center conecta diversos edifícios do Museu, criando um campus expandido que atravessa quatro quarteirões de Nova York, dando vida ao conceito planejado inicialmente para o projeto há mais de 150 anos.
O Centro fica dentro do Parque Theodore Roosevelt, na Columbus Avenue, em Nova York, e é um forte símbolo de uma das mensagens mais essenciais do Museu: toda forma de vida está conectada. Temos certeza de que esse passeio vai transformar sua próxima ida à cidade.