Como se divertir na Ilha de Páscoa

Compartilhe este conteúdo:

A Ilha de Páscoa, ou Rapa Nui, no idioma nativo é uma das mais remotas e desertas ilhas do mundo. Porém, esse lugar fascinante está cheio de encantos e envolto em muito mistério. Que tal dar uma passadinha por lá para tentar desvendar alguns desses mistérios?

Essa pequena ilha foi descoberta pelo holandês Jacob Roggenveen, no domingo de Páscoa de 1722, e sucessivamente foi anexada pelo Chile. Ela possui essências polinésias e é repleta de paisagens atraentes.

Alguns historiadores descobriram que a ilha foi inicialmente habitada por navegadores do oeste do Pacífico, que estabeleceram uma civilização bastante singular no local. Essa população acreditava ser o centro do mundo e era repleta de mistérios. Um dos maiores mistérios da região, com certeza, está ligado aos moais, estátuas gigantescas de pedra que se espalham por toda ilha.

Ilha de Páscoa
Ilha de Páscoa

Estas estátuas esculpidas em pedra vulcânica, têm de 1 a 10 metros de altura e pesam até 80 toneladas, e o mais intrigante para os pesquisadores é descobrir como elas foram movidas até os locais onde se encontram hoje.

Muitas das estátuas moai não eram apenas cabeças gigantescas, mas estavam enterradas e foram escavadas  para que se pudesse ter a sua real dimensão exposta e analisada.

Como chegar

A Ilha de Páscoa não é um destino próximo do Brasil, então prepare-se para uma viagem longa. A única forma de chegar é por avião, partindo de Santiago. Somente uma companhia aérea faz o trecho que dura 6 horas de viagem.

No entanto, considere isso como uma oportunidade para combinar seu roteiro com paradas em lugares estratégicos, como a Polinésia Francesa, além de conhecer mais um destino na sua viagem. Semanalmente sai um voo da ilha com destino a Papeete. Nada mal, hein?

Atrações da Ilha de Páscoa

Na única cidade da ilha, Hanga Roa, é um local onde o aeroporto , os hotéis (boa parte deles) , restaurantes e serviços da ilha, incluindo operadoras de turismo também organizam atividades como mergulho, snorkeling, excursões às ilhotas vizinhas e passeios de caiaque.

Os melhores passeios, sem dúvida alguma, são os que exploram os vulcões Rano Kau e Rano Raraku e a aldeia cerimonial de Orongo.

 Anakena
Anakena

Os viajantes que preferem aproveitar o sol e a areia e menos agitação para trilhas e expedições, vão adorar as belas praias da ilha e a calma Anakena.

Hanga Roa existe um mercado de artesanatos onde é possível fazer uma pausa para as compras e adquirir os produtos artesanais típicos da ilha, como talha de madeira e pedra e colares de conchas e corais.

Gastronomia

A gastronomia local é baseada principalmente em pescados, afinal estamos numa ilha. Atum grelhado e ceviche são algumas das especialidades mais apreciadas, sempre combinadas com ótimos vinhos brancos chilenos.

Dança de Tapati Rapa Nui
Dança de Tapati Rapa Nui

Boa parte dos hotéis oferece um cardápio diferenciado que inclui carnes e legumes cozidos debaixo da terra, sobre pedras vulcânicas e cobertas com folhas de bananeira. Essas iguarias são geralmente acompanhadas de shows de danças típicas polinésias, um ritual chamado Umu Pae, com música e uma palestra sobre a história do povo Rapa Nui.

Passeios imperdíveis na Ilha de Páscoa

 

Museu Antropológico Padre Sebastián Englert
Museu Antropológico Padre Sebastián Englert
  1. Museu Antropológico Padre Sebastián Englert: reúne peças arqueológicas e elementos de diversas fases da existência da ilha, incluindo uma estátua de moai mulher.

 

  1. Se for mergulhar, dá uma passada na agência Mike Rapu. O centro abre todos os dias e oferece cursos de iniciação, avançados e batismo. Há um moai submerso a 18 metros e as saídas de mergulho são próximas à cidade, a 3 minutos de barco.

 

  1. Caverna de Ahu Tahai: próxima ao Ahu Tahai, a pequena caverna é formada de lava vulcânica e tem uma linda vista para o mar.

 

  1. Por do sol no Aku Tahai: Vá caminhando do centro de Hanga Roa até lá, às 21 horas começa o espetáculo. É algo que vai ficar gravado na sua memória para sempre.

 

  1. Estação da Nasa: por muito tempo a Nasa manteve uma estação na Ilha de Páscoa para controle espacial. A enorme pista de pouso do aeroporto é feita para pousos emergenciais de naves espaciais. Hoje a estação está desativada, e se parece com uma das estações do Projeto Dharma da extinta série Lost.

 

Gente, não dá pra perder esse roteiro… A Ilha de Páscoa é simplesmente encantadora!

Conteúdo Relacionado