Cidades que você precisa conhecer na America Latina

Compartilhe este conteúdo:

Mesmo com a atual crise econômica e, especialmente, com a flutuação cambial, não temos motivos para mudar nossos planos ou deixar de viajar! Que tal conhecer lugares mais próximos do Brasil que continuam acessíveis e cheios de encantos?

Sem sair do continente americano, é possível encontrar diversas opções de roteiros, muitas cidades interessantes para visitar e programas voltados para todos os gostos.

Para quem está à procura de lugares diferentes para onde ir, aqui mesmo na América Latina, eu reuni cinco destinos menos conhecidos, mas que também são bem interessantes para viajar além das tradicionais Buenos Aires, Santiago e Montevidéu.

Você não vai se arrepender! Confira as dicas:

  1. Puerto Madryn, Argentina

Baleias, leões-marinhos e pinguins já escolheram Puerto Madryn como um de seus principais balneários na América do Sul. E esse é apenas um dos motivos que fazem da cidade argentina um destino ecológico imperdível. A época ideal para viajar para lá é de setembro a dezembro. Faça os principais passeios da região: ver os pinguins de perto, avistar baleias em alto mar, mergulhar com leões marinhos e observar famílias de golfinhos.

Colônia de leões marinhos na praia
Colônia de leões marinhos na praia

Uma experiência única, que obviamente deve ser cada vez mais monitorada e controlada pelas entidades ambientais, a fim de evitar os maus tratos aos animais e também garantir a segurança dos viajantes.

 

  1. Trujillo, Peru

Mais ao norte de Lima, Trujillo sempre surge no radar do viajante como uma extensão do roteiro entre a capital do país e Cusco/Machu Picchu, ou como uma opção para quem gosta de programas arqueológicos e históricos.

Cultura Chimu
Cultura Chimu

A região é famosa por guardar acervos riquíssimos do passado pré-inca do país, com templos administrativos e sacerdotais preservados até hoje, como Chan Chan e o Complexo El Brujo. Antes do domínio inca, a região viu florescer as culturas moche (mochica),chimú e lambayeque (sicán). A região também concentra importantes e modernos museus que preservam o rico acervo extraído das escavações.

 

  1. Puebla, México

Por entre casarões históricos, comidas típicas e ruínas perdidas, a cidade colonial de Puebla ainda conta com uma bela moldura: o vulcão Popocatépetl. Com mais de 70 igrejas espalhadas pela cidade e diversas casas antigas, Puebla se destaca pela gastronomia: seus temperos e pratos diferentes fazem sucesso e são reconhecidos como a verdadeira cozinha mexicana.

Montanha Popocatepetl-fumantes
Montanha Popocatepetl-fumantes

A cidade também é famosa pelas Pirâmides de Cholula e pelo Sanctuario de la Virgen de los Remedios. É um destino autêntico e super interessante no coração do México.

 

  1. Reserva de HuiloHuilo, Chile

Focada na conservação do meio ambiente, no turismo sustentável e na integração da comunidade local, a reserva de Huilo Huilo, na patagônia chilena, é um destino deslumbrante e pouco conhecido pelo viajante brasileiro. São mais de 100 mil hectares com diferentes ecossistemas e diversas espécies nativas de fauna e flora. A viagem para lá é um misto de ecoturismo e água termais, e a reserva conta com ótima infraestrutura hoteleira.

Reserva de HuiloHuilo ,Montanha Mágica Lodge.
Reserva de HuiloHuilo ,Montanha Mágica Lodge.

A fauna é um capítulo à parte — a floresta de Huilo-Huilo é habitada por bichos como o pudú, o menor cervo do mundo (com 40 cm de altura), o kod-kod (também o menor do mundo, mas entre os gatos selvagens) e até um marsupial, conhecido localmente como “macaquinho de Monte”.

 

  1. San Ignácio Mini, Argentina

Considerado patrimônio mundial da humanidade, San Ignácio Mini guarda ruínas de um dos mais antigos conjuntos arquitetônicos das missões jesuítas do sul do nosso continente. Durante o período de colonização espanhola, os jesuítas estabeleceram bases para evangelização da população e, nelas, construíram grandes obras. San Ignácio Mini tem as mais bem conservadas ruínas daquele tempo, e você pode ver com facilidade as estruturas das casas, da igreja, do colégio, do cemitério e de outras dependências comuns na época.

San Ignácio Mini
San Ignácio Mini

Viajando pela América Latina, nesse ponto da Argentina você deve encontrar vários traços das antigas missões jesuíticas e ainda pode incluir uma visita à cidade em um roteiro de carro, cruzando a fronteira pelo sul do Brasil.

Conteúdo Relacionado