Se você acha o vaga-lume um animal intrigante, com certeza irá se surpreender com a beleza proporcionada por um grupo muito especial de moluscos popularmente conhecido como “Firefly Squid” ou “Lula Vaga-lume”.
Durante o período de março a maio, a baía de Toyama no Japão é palco de um grande espetáculo de luzes. Milhares de lulas vaga-lume, chamadas no Japão de Hotaru ika, tomam conta das margens das praias para desovar, oferecendo aos expectadores, uma visão surreal e incrível durante a noite.
Este fenômeno anual cobre quilômetros do litoral, banhando as praias com um lindo brilho azul cobalto. O show é tão espetacular que a área onde elas se reúnem foi designada monumento natural de Toyama.
As lulas vaga-lume vivem geralmente a 1.200 km de profundidade, porém durante a época da desova, eles sobem à superfície, com a ajuda das correntes oceânicas.
A chegada da lula vaga-lume cria uma atmosfera festiva ao longo da costa: é quase como um encontro anual da espécie. Milhares de lulas coordenam sua luz azul profunda piscando em uníssono ou em padrões infinitos, criando um efeito cintilante.
Cada padrão tem uma finalidade diferente: atrair pequenos peixes, que servirão para a sua alimentação, misturar-se ao reflexo de luz para se proteger dos predadores e chamariz de acasalamento.
A estação traz milhares de turistas para a região, que se reúnem na baía para admirar a exibição única de luzes.
Da onde vem a luz do Hotaru Ika?
O Hotaru Ika (Firefly Squid) é uma pequena lula bioluminescente que atinge no máximo 7 cm de comprimento. Os fotóforos são os órgãos responsáveis pela luz azul que as lulas emitem. Elas tem grandes fotóforos nas pontas dos tentáculos, ao redor dos olhos e centenas de fotóforos minúsculos espalhados pelo resto do corpo, dando-lhe a capacidade de emitir luz ao longo de sua forma inteira.
Essas luzes azul cobalto pode ter muitas funções, como uma forma de se comunicar com potenciais parceiros ou rivais, distrair seus predadores e também para atrair suas presas, pequenos peixes que após serem atraídos pela luz, são capturados pelos poderosos tentáculos da pequena lula vaga-lume.
Um fenômeno que ocorre uma vez por ano
A grande reunião destas lulas é um grande show de luzes que atrai milhares de turistas. Como é um fenômeno que acontece anualmente por cerca de três meses, muitas pessoas vão até Toyama assistir de perto o espetáculo.
Do porto de pesca de Namerikawa, saem barcos turísticos que levam os turistas em uma viagem curta de 1 a 2 km da costa, para que possam apreciar o show de luzes natural.
No mar podemos ver também barcos de pescadores capturando as lulas com suas redes, que ficam iluminadas com a luz emitida pelas lulas. Namerikawa, localizado em Toyama, também possui o único museu do mundo dedicado à lula vaga-lume, o Hotaru Ika Museum.
As milhões de lulas adultas que se reúnem para desovar na baía, após terem seus ovos fecundados, morrem e o show de luzes acaba por volta do final de Maio.
A razão pela qual você pode ver essa espécie de lula em tamanha quantidade (milhões ou até bilhões) na Baía de Toyama é o formato característico (côncavo) de tigela da baía.
Uma vez que o fenômeno ocorre logo antes do amanhecer, você precisa estar de pé bem cedo para essa experiência. Durante a melhor época para assistir ao espetáculo (entre 5 de Abril e 6 de Maio), você encontra barcos oferecendo tours para assistir a esse curioso espetáculo da natureza.
Somente o Japão poderia oferecer uma experiência desse tipo, não é verdade? Quando incluir o país no seu roteiro de viagem, tente encaixar uma visita à Baía, se possível na época em que as lulas estiverem oferecendo seu espetáculo de cores. Você não vai se arrepender.