Você já deve ter ouvido falar bastante sobre cidades antigas na China. Aqui, nós listamos algumas das mais belas vilas ancestrais do país. São locais onde você poderá experimentar um estilo de vida pacífico e se deliciar com a arquitetura arcaica e a paisagem apaixonante.
Essas vilas oferecem estilos arquitetônicos únicos onde é possível fotografar, fazer caminhadas e visitar as famílias locais. Confira algumas delas.
Tuvas
O vilarejo de Tuvas fica próxima do misterioso Lago Kanas. Está localizado em um vale e tem apenas 80 casas. Essas casinhas de madeira construídas no estilo suíço são cercadas por grandes pinheiros e carvalhos.
Tuvas é uma população de minoria étnica bastante antiga. Dizem, inclusive, que eles são descendentes de uma das tropas de Gengis Khan. A comida local é basicamente kumiss (um leite de égua fermentado muito apreciado em toda a Ásia), iogurte, chá preto e manteiga.
É possível ficar em hospedarias na região ou na casa de habitantes locais, mas prepare-se para encontrar uma estrutura muito simples por lá.
Se você for para lá no outono (de agosto a setembro), vai encontar a vila cheia de árvores coloridas variando do vermelho ao amarelo. Em outubro é bem provável que você encontre neve, então leve roupas quentes.
Vila tibetana de Jiaju
A vila tibetana de Jiaju é conhecida como um conto de fadas tibetano. Jiaju está localizada em uma pequena encosta e tem mais ou menos 140 casas. Essas casinhas de estilo incomparável foram construídas com telhados em formato de coroa, beirais vermelhos e paredes brancas, que fazem com que elas se parecem com pequenos castelos bem no meio da floresta.
Esse é um local perfeito para fotógrafos, especialmente na primavera (de fevereiro a abril), quando a vila fica toda decorada com flores selvagens de diversas cores. É um lindo espetáculo da natureza.
Baoshan, a cidade de pedra
A cidade de Baoshan foi construída em uma imensa rocha em formato de cogumelo e tem aproximadamente cem casas. As casas foram construídas de maneira ordenada, uma do lado da outra, sobre a rocha e estão ligadas por degraus esculpidos na pedra.
Os habitantes da região costumam esculpir a rocha em forma de mesas, bancos, lareiras e cubas para armazenar água.
Os moradores de Baoshan, conhecidos como Naxi, cultivam arroz e diversos grãos nas montanhas ao redor da rocha cogumelo. E o povo Naxi ainda mantém sua cultura e estilo de vida praticamente igual ao de antigamente.
A melhor época para visitar Baoshan é em outubro, quando os campos ao redor do pequeno vilarejo ficam verdes e dourados por conta das plantações de trigo e arroz.
As opções de hospedagem nessa vila estão restritas às hospedarias familiares.
Hongcun e Xidi
Essas duas vilas ancestrais são consideradas Patrimônio Cultural da Humanidade. Ambas possuem uma história de mais de 900 anos. Elas são conhecidas por seu pacífico cenário rural, edifícios antigos bem conservados, habitações em estilo Anhui e uma herança cultural profunda. As montanhas, os rios e as habitações antigas fazem com as duas vilas reunam uma paisagem muito pitoresca.
Localizadas há mais ou menos 40 quilômetros das Montanhas Amarelas, é possível chegar de ônibus partindo da área de acesso aos turistas nas Montanhas Amarelas direto para Xidi ou Hongcun.
A distância entre um vilarejo e outro é de apenas 25 quilômetros e é possível alugar uma bicicleta em qualquer uma das duas cidades para fazer o trajeto entre elas.
Wuyuan
Wuyuan é conhecido por ter as mais belas vilas da China. Na verdade, Wuyuan é um condado com muitas características arquitetônicas das culturas ancestrais Ming e Qing, incluindo 113 salões ancestrais antigos, 28 mansões, 36 habitações e 187 pontes.
Cada vilarejo de Wuyuan foi construído de frente para um rio e de costas para as montanhas. Esses vilarejos que possuem construções tão elegantes estão todos em harmonia com o cenário natural local. Fazer uma caminhada pelos campos de Wuyuan é o ponto alto de quem visita a região.