Motoristas distraídos, ônibus lotados, calçadas pequenas e insuficientes, ruas mal iluminadas, nada disso existe nas cidades da lista que montamos.
Nessas cidades, as ruas convidam à realização das mais variadas atividades do cotidiano, tudo usando apenas os pés – uma super máquina de transporte ecológica que não emite um grama sequer de CO2.
Em comum, essas cidades conservam paisagens belíssimas, recheadas de áreas verdes, ar limpo, parques estonteantes e acredite, moradores mais alegres, pois segundo estudos, cidades que propiciam um bom trânsito público deixam as pessoas mais felizes. Então que tal dar uma voltinha?
- Dubrovnik, Croácia
Um dos destinos turísticos mais concorridos do Mar Adriático, a cidade croata de Dubrovnik tem ruas em paralelepípedos, que convidam a explorá-la a pé. Patrimônio mundial tombado pela Unesco, ela é rodeada de muralhas e fortificações que misturam arquitetura medieval, renascentista e barroca.
Do ponto de vista ecológico, é uma das cidades mais bem cuidadas da Croácia, livre de grandes multidões, e também de longas avenidas e de edifícios altos. Sua população não chega a 50 mil pessoas.
- Edimburgo, Escócia
Repleta de história, mas ainda possuindo uma sensação de vanguarda contemporânea, Edimburgo é compacta o suficiente para descobrir a pé. A capital da Escócia está repleta de arquitetura e história visível, sendo que muitas das atrações são centradas em torno da Royal Mile, a zona mais velha e medieval da cidade.
- Melbourne, Austrália
Totalmente plana, Melbourne é considerada a melhor cidade da Austrália para viver sem se preocupar em ter um carro para se locomover. Como Amsterdã, perfeita para os ciclistas, Melbourne tem opções de serviço e comércio acessíveis para quem pretende levar um estilo de via livre de carro.
- Florença, Itália
A pequena Florença, como outras famosas regiões italianas, é o que muitos chamam de cidade do bem viver, lugar onde a vida acontece num tempo próprio, longe da loucura e do corre-corre dos grandes centros urbanos.
Soma-se a isso o fato de que em muitas ruas por lá não é permitido o fluxo de carro, ou quando liberados, os quatro-rodas nem sempre cabem no estreito espaço entre as calçadas, sempre abarrotadas de turistas e gente local.
- Nova York, EUA
Nova York é a melhor cidade para ir e vir a pé nos Estados Unidos. Fatores que tornam a cidade tãowalking friendly incluem a proximidade de casas e lojas, restaurantes, escolas, parques e transporte público. Por serem numeradas, as ruas também facilitam a localização e diminuem as chances de alguém se perder.
- Paris, França
Caminhar por Paris é uma das formas mais interessantes para quem quer conhecer melhor a cidade e seu modo de vida, com a vantagem de que muitos pontos turísticos estão próximos, como o Museu do Louvre, o Place de la Concorde e o Arco do Triunfo.
Por toda a cidade, há estações de aluguel de bicicletas – programa público exportado para o mundo – e, mais recentemente, já é possível contar com um sistema de compartilhamento de carro elétrico, o Autolib.
- Vancouver, Canadá
Cercada por montanhas e mar, a cidade simplesmente não tem pra onde se expandir. Em segundo lugar, a disponibilidade e acessibilidade do transporte público, além de calçadas largas, que tornam o deslocamento a pé mais fácil. Não à toa, cerca de 40% da população dispensa carro e vai ao trabalho caminhando.
- Munique, Alemanha
Mesmo sendo a terceira maior cidade da Alemanha, Munique mantém grande parte do seu centro amigável aos pedestres. Endereço da mundialmente famosa Oktoberfest, a cidade possui edifícios públicos encantadores, parques vastos e convidativos, bares e restaurantes que permitem a qualquer pessoa experimentar o estilo de vida bávaro entre um passeio aqui e uma cerveja ali.