5 experiências Artsy imperdíveis na França – ainda em 2024

Compartilhe este conteúdo:

A arte na França não é apenas uma forma de expressão, mas, também, uma maneira de enxergar o mundo. Nesse país extraordinário da Europa, onde a inspiração está presente em cada esquina, a arte se entrelaça com a essência da própria vida. Um verdadeiro centro histórico e cultural, é o destino perfeito para uma imersão artística capaz de transformar perspectivas e ficar para sempre na memória.

Da icônica capital – Paris – às charmosas aldeias provinciais, a França é um paraíso para os amantes da arte, proporcionando momentos que tocam a alma profundamente. Nós, da Goya, temos a missão de levar os nossos viajantes para experiências Artsy inesquecíveis em viagens de luxo, com hotéis sofisticados e aconchegantes, além de passeios particulares e tours exclusivos em galerias, museus, teatros, feiras e coleções privadas. Que tal embarcar no vibrante universo artístico francês com a nossa curadoria? Explore abaixo algumas sugestões!

Experiências de arte na França com a Goya Artsy

Vivencie momentos artísticos memoráveis em solo francês

Reabertura da Catedral de Notre-Dame de Paris

Após 5 anos do devastador incêndio na Catedral de Notre-Dame de Paris, que aconteceu no dia 15 de abril de 2019, finalmente temos uma data de reabertura. Em dezembro deste ano, será possível adentrar novamente pelos portões dessa joia cultural e artística, uma obra-prima gótica considerada Patrimônio Mundial pela Unesco. Cerca de 250 empresas e centenas de arquitetos, artesãos e outros profissionais se empenharam em reconstruir a catedral, que é um ícone da cidade das luzes. Cada detalhe, desde os vitrais e pedras até a estrutura de madeira da nave e do coro, está sendo restaurado, enquanto um sistema de prevenção de incêndios é instalado. Agora, sim, os roteiros personalizados das viagens de arte na França estarão completos novamente.

Arte na França: 5 experiências artsy imperdíveis em 2024 - Reabertura da Catedral de Notre-Dame de Paris (Foto: iStock)
Programação da temporada de reabertura da Notre-Dame
  • 7 de dezembro: Vigília de oração e reabertura das portas (na presença do Presidente da República + transmissão da Mondovision no Parvis);
  • 8 de dezembro: Cerimônia de Consagração do Altar;
  • 9 de dezembro: Solenidade da Imaculada Conceição de Maria;
  • Semana de 9 a 15 de dezembro: Oitava das missas;
  • A partir de 10 de dezembro: Reabertura para visitantes à tarde (condições normais a partir de 16/12);
  • Uma temporada excepcional de concertos com o coral de Notre-Dame durante todo o ano.

Exposição de 70 anos da morte de Henri Matisse

Henri-Émile-Benoît Matisse, mais conhecido apenas como Matisse, é celebrado até os dias de hoje pela sua genialidade na arte na França e no mundo inteiro. Com o seu uso vibrante de cores e uma fluidez autêntica nos desenhos, gravuras, esculturas e, principalmente, pinturas, o renomado pintor francês é considerado um dos três artistas seminais do século XX, junto com Picasso e Marcel Duchamp. Para comemorar o seu legado artístico, a Fondation Louis Vuitton está promovendo a exposição “Matisse, L’Atelier Rouge”, em Paris, em colaboração com o Museum of Modern Art (MoMA) e o SMK – Statens Museum for Kunst.

Fundação Louis Vuitton - Foto: iStock - arte na França

O coração dessa experiência Artsy é a famosa obra de Matisse, L’Atelier Rouge (O Estúdio Vermelho), em que ele retratou em detalhes o seu ateliê. A exposição reúne, pela primeira vez, as obras do L’Atelier Rouge desde que deixaram o seu estúdio em Issy-les-Moulineaux, incluindo também outras 6 pinturas, 3 esculturas e 1 cerâmica reproduzida na pintura, produzidas entre 1898 e 1911. Além disso, foi feita uma curadoria de documentos e fotografias, muitos nunca mostrados antes, jogando luz sobre a história e o processo criativo da icônica obra. O diálogo entre L’Atelier Rouge de 1911 e Grand Intérieur Rouge de 1948 é evidenciado e, um filme com as descobertas mais recentes da execução da pintura, exibido.

Data: até o dia 9 de setembro de 2024, na Fondation Louis Vuitton, em Paris

Eventos de arte na França de 150 anos do Impressionismo

Eventos de arte na França de 150 anos do Impressionismo

Na primavera de 2024, a França comemora 150 anos desde a primeira exposição impressionista. Segundo o Explore France, para celebrar o aniversário do Impressionismo, o Musée d’Orsay vai emprestar as suas obras para aproximadamente 30 museus do país e realizar novas exposições, inclusive nos territórios franceses fora do continente europeu.

“Fotografando na Normandia”

Essa exposição de arte na França, no MuMa Le Havre, produzida com a participação da Bibliothèque nationale de France (BnF), destaca o papel decisivo desempenhado pela Normandia na jornada da fotografia. “Photographier en Normandie (1840-1890) – un dialogue pionnier entre les arts” reúne obras de grandes fotógrafos, tanto os inventores quanto os artistas, sendo algumas delas raras e pouco conhecidas.

Museu de arte moderna André Malraux (MuMa) em Le Havre - arte na França - Foto: iStock

Na região, a fotografia é um verdadeiro patrimônio histórico, já que acompanhou a transformação da costa pela arquitetura e a chegada dos turistas, além de retratar a paisagem e a vista marítima. Além dessa exposição imperdível, é possível viver uma experiência Artsy completa na 5ª edição do Normandie Impressionniste Festival.

Data: até 22 de setembro de 2024, no MuMa (Musée d’art Moderne André Malraux), em Le Havre

“Sensações e impressões”

Como parte do 150º aniversário do Impressionismo, o Musée d’Art moderne et contemporain de Strasbourg apresenta a exposição “Sensations et impressions”. Cerca de 20 obras, doadas pelo Musée d’Orsay em 1998, incluindo as de Alfred Sisley, Charles Laval, Aristide Maillol e Félix Vallotton, revelam a construção da modernidade a partir dos movimentos artísticos do Impressionismo e do Pós-impressionismo. Vale a visita!

Museu de Arte Moderna e Contemporânea em Estrasburgo - Arte na França - Foto: iStock
Data: até 15 de dezembro de 2024, no Musée d’Art moderne et contemporain, em Estrasburgo

“Berthe Morisot em Nice”

Já o Musée des Beaux-Arts Jules Chéret está celebrando o Impressionismo e a arte na França com uma grande exposição da icônica pintora Berthe Morisot. “Berthe Morisot à Nice, escales impressionnistes” evoca as suas duas estadias na Riviera Francesa nos invernos de 1881 a 1882 e 1888 a 1889, explorando momentos da sua vida e obra durante a Belle Époque. Cerca de 60 pinturas da primeira mulher a participar das exposições impressionistas fazem parte da mostra, enquanto workshops, palestras, degustações e uma peça de teatro acontecem em conjunto.

Musée des Beaux-Arts Jules Chéret em Nice - Foto: iStock
Data: até 29 de setembro de 2024, no Musée des Beaux-Arts Jules Chéret, em Nice

Qual vai ser a sua próxima experiência de arte na França?

Fale com a Goya e explore o inimaginável.


Assista ao vídeo da Goya Artsy e sinta a nossa essência:

Conteúdo Relacionado