Bem onde a floresta encontra o mar nasce essa pequena e harmoniosa cidade barroca. seu povo e suas tradições, sua cultura pesqueira e suas festas cheias de vida.
Paraty é uma das maiores manchas da Mata Atlântica no Brasil, de frente para a baía da Ilha Grande, com suas mais de 300 ilhas. De barco, você vai desbravando cada uma delas, parando aqui e ali para um mergulho, uma caminhada na praia, uma boa água de coco – ou uma cachaça de um dos excelentes alambiques locais. Tão perto das grandes capitais e, ainda assim, tão preservada.
Quem quer uma verdadeira imersão na natureza pode se hospedar em uma charmosa casa no Saco do Mamanguá, acessível apenas pelo mar. Em frente à casa, uma pequena praia reservada é o suprassumo do intimismo. O serviço lá é 24h e há um barco disponível para te levar e trazer.
Se o seu negócio é comer, uma ideia: almoçar a bordo de uma escuna gastronômica, onde o chef prepara comida fresquinha e local na sua frente. O visual é arrebatador: o mar cristalino, as ilhas cinematográficas atrás.
Para visitar a alma da cidade, o programa essencial é caminhar a pé pelas ruas de seu centro histórico. Quem o faz nota os símbolos maçônicos estampando casinhas azuis e brancas; as influências árabes e chinesas na arquitetura colonial; a maré que ora se retrai, ora avança para lavar suas ruas. É um paraíso histórico e natural.