Foi inaugurada no dia 11 de maio a maior mostra da artista japonesa em Nova York, na Galeria David Zwirner, com o título ” I Spend Each Day Embrancing Flowers”.
Serão apresentadas novas pinturas, esculturas de suas características abóboras e flores e a maior versão da Infinity Mirror Room. A mostra marcará dez anos desde a primeira exposição individual de Kusama com David Zwirner e será uma de suas maiores exibições em galerias até hoje. A artista é representada por David Zwirner desde 2013.
A exposição inaugural da galeria em 2013 com o artista, intitulada “I Who Have Arrived in Heaven”, abrangeu todos os três espaços na West 19th Street em Nova York. Sua segunda exposição individual na galeria, Give Me Love, foi realizada em David Zwirner, Nova York, em 2015. As mostras individuais subsequentes do trabalho da artista na galeria incluem “Festival of Life”, apresentado simultaneamente com Infinity Nets, em 2017; e ” EVERY DAY I PRAY FOR LOVE” em 2019. Em 2021, David Zwirner, Victoria Miro e Ota Fine Arts apresentaram em conjunto “I WANT YOUR TEARS TO FLOW WITH THE WORDS I WROTE” em Nova York, Londres e Tóquio simultaneamente.
Uma das artistas mais influentes dos séculos XX e XXI, Yayoi ocupa uma posição única na história da arte recente. Desde sua assimilação precoce da arte pop e do minimalismo na década de 1960, ela criou uma obra altamente pessoal que ressoa com um público global.
Distintamente reconhecíveis, suas obras frequentemente empregam elementos repetitivos – como pontos – para evocar universos microscópicos e macroscópicos. Sua carreira altamente influente abrange pinturas, performances, apresentações do tamanho de uma sala, instalações escultóricas ao ar livre, obras literárias, filmes, moda, design e intervenções em estruturas arquitetônicas existentes.
O trabalho de Yayoi Kusama (1929) foi apresentado em exposições individuais e coletivas em todo o mundo. Sua primeira exposição individual ocorreu no seu país natal, o Japão, em 1952. Em meados da década de 1960, ela estabeleceu-se em Nova York como uma importante artista de vanguarda ao organizar happenings, eventos e exposições inovadoras e influentes. Seu trabalho ganhou amplo reconhecimento, o que foi intensificado no final dos anos 1980, após uma série de exposições individuais internacionais. Um ponto alto de sua carreira foi representar o Japão na 45ª Bienal de Veneza em 1993, com grande aclamação da crítica.
As obras da artista integram coleções de museus em todo o mundo, dentre eles, The Museum of Modern Art (Nova York); National Museum of Modern Art (Kyoto); National Museum of Modern Art (Tokyo); Stedelijk Museum (Amsterdam); Taipei Fine Arts Museum (Taipé); Tate (Reino Unido); Walker Art Center (Minneapolis); Toyota Municipal Museum of Art (Toyota); Whitney Museum of American Art (Nova York) e muitos outros!
Se for visitar a exposição na galeria, vale também passar pelo mosaico maravilhoso encomendado à artista denominado “A Message of Love, Directly from My Heart to the Universe” (2022) que foi revelado no novo Madison Concourse na Grand Central Station, em Nova York, esse ano e permanecerá em exibição permanente:
Sobre a mostra na Galeria David Zwirner, a artista comentou: “Eu cantei a mente de Kusama dia após dia, uma canção do coração. Ó juventude de hoje, cantemos juntos uma canção do coração do universo!” Em cartaz até 21 de julho, imperdível!