A Apúlia (ou Puglia, ou ainda Le Puglie) é uma região de mar, planície e montanha e que, historicamente, sempre teve um papel de união entre Ocidente e Oriente.
Por ser banhada pelos Mares Jônico e Adriático, oferece praias limpas, com mais de 800 km de costa, casinhas de telhado cônico, restaurantes que são um pecado, damascos e pêssegos que podem ser tirados direto do pé.
É uma região que está localizada no “salto” da bota, ou seja, naquele pedacinho da ponta da Itália cheia de cores, sabores e perfumes, para ser visitada em todos os meses do ano.
A Apúlia é uma fileira de terra que se estende pelo mar com praias maravilhosas para todos os gostos, como as arenosas Torre dell’Orso e Porto Cesario nas rivieras de pedra em Otranto e Santa Maria di Leuca, onde se encontram com o Mar Jônico, cristalino e calmo, e o Adriático, de um azul intenso.
O que visitar na região
Há uma infinidade de possibilidades para os amantes do mar, desde Gallipoli, conhecida como a Pérola do Salento, ao Gargano, chamado de Calcanhar da Itália, e que abriga as extraordinárias ilhas Tremiti.
A Apúlia é também uma região de imensas planícies, como por exemplo o Tavoliere della Capitanata, caracterizado pelas vastas superfícies de areia que proporcionam uma vista simplesmente fantástica.
A natureza torna-se mais uma vez a protagonista em Apúlia, com o Parco Nazionale delle Murge e também o de Gargano com a floresta selvagem Umbra, as salinas e os lagos, conhecidos pelas paisagens montanhosas e pelas tradições religiosas e festividades do povoado.
Não dá para deixar de visitar também a reserva marinha de Torre Guaceto, as gargantas profundas de Laterza e as vastas dolinas de Altamura que, com sua paisagem espetacular, caracterizam a zona interiorana da região.
Outra razão pela qual se deve visitar Apúlia está na história e na tradição da música popular e na dança Tarantolato, que se tornam os verdadeiros protagonistas das festas de verão. Outra parte por qual merece dar uma passadinha são as aldeias da região.
Para quem deseja fazer uma viagem pela história, a Apúlia oferece uma série de lugares que narram as antigas origens desta terra: desde a pré-história até a Magna Grécia, da Era Imperial ao Renascimento e luxo barroco de Lecce e de Salento.
5 Sugestões de roteiro na Puglia
- Leuca
Santa Maria di Leuca é a cidadezinha mais ao sul da Itália. Na verdade ela é uma fração da cidade Castrignano del Capo e não tem muito para visitar, mas bem na sua pontinha, no alto, tem um santuário onde se pode ver um lindo por do sol.
- Ostuni
Ostuni, também conhecida como Cidade Branca, é caracterizada pelas suas casas, com muros, janelas, portas, escadas, tudo absolutamente branco. Hoje só parte do seu centro histórico continua assim, mas vale muita a visita! Até porque as flores nas janelas e nos jardins ficam ainda mais belas!
- Alberobello
Alberobello é uma cidadezinha particular, cheias de casinhas brancas com telhados de pedras. Muitas delas têm símbolos desenhados nos tetos, estes símbolos representam proteções para as famílias que ali habitam.
É encantadora e parece um cenário de filme. Não é à toa que essas habitações são consideradas Patrimônio da Humanidade da UNESCO.
- Porto Badisco
Porto Badisco é uma praia pequenina localizada ao longo da estrada litorânea (sentido Otranto/Leuca). É um paraíso na terra. Os barquinhos parecem flutuar em suas águas calmas e transparentes.
- Basilicata
Um lugar inóspito e intrigante. A sua cor é marrom cor de pedra, não é a toa que é conhecida como a cidade de pedra. O centro histórico é escavado na pedra e é capaz de demonstrar a habitação local desde os tempos pré-históricos.