A história tão tocante quanto inspiradora de Luvo Netzo é um exemplo de força, dedicação e curiosidade. Luvo percorreu um longo caminho para chegar ao topo do conhecimento e da sensibilidade. Órfão de mãe, ele foi criado pelo pai na província de Eastern Cape até se mudar para a capital e trabalhar como garçom na piscina de um hotel – emprego que transformaria sua vida para sempre. Tudo começou quando lhe pediram uma garrafa de vinho, mas sem saber como abri-la, solicitou ajuda ao hóspede. Depois do episódio, procurou os responsáveis pela adega do hotel, que lhe ensinaram tudo o que podiam sobre este universo. Foi aí que a paixão tomou forma. Luvo degustava os vinhos passados e os que eram descartados e, assim, foi moldando seu paladar.
Aplicado e competente, as oportunidades foram surgindo: estudou na Cape Wine Academy, se tornou sommelier trainee, foi promovido e enviado para a Europa, trabalhou ao lado de profissionais premiadíssimos, estudou mais um pouco e, em 2011, passou a chamar o One & Only Cape Town de casa. Recentemente Luvo foi eleito um dos cinco melhores jovens sommeliers do mundo e segue encantando os hóspedes do hotel com sua simpatia e sabedoria.
Respondendo três perguntas:
O que você gostaria de alcançar na indústria do vinho nos próximos cinco anos?
Eu adoraria abolir comportamentos esnobes e arrogantes. Eu discordo da ideia de impor aos novos consumidores “conhecimento” sobre o vinho. Gostaria que as pessoas pudessem simplesmente aproveitar o vinho do jeito delas e não sentir que elas vão ofender alguém se pedirem pedras de gelo para um Pinot Noir.
Qual é a sua recomendação para se escolher um vinho fantástico?
Preço é irrelevante e não é garantia de melhor qualidade. Olhe para aquele vinho que te faz querer outra taça, o que te traz um sentimento de satisfação. Não complique – o vinho precisa mostrar equilíbrio e ser aproveitado sem esforços.
Conte-nos uma revelação gastronômica recente em Cape Town.
Eu tive o privilégio de provar o prato assinatura do restaurante Nobu, no hotel One & Only Cape town. O black cod agridoce no missô é uma lenda. O bacalhau é delicado e carnudo, e o missô salgado e a soja se complementam com a doçura do saquê e demais sabores.