Com um litoral extenso, Alagoas é um estado composto por algumas das praias mais intocadas do Brasil. Não bastasse isso, ele é agraciado com lagos que formam um rico ecossistema junto à Mata Atlântica e seus manguezais.
A pouco mais de 30 quilômetros ao sul de Maceió fica Barra de São Miguel, onde a abundância da natureza local se expressa de forma genuína, simples e extremamente tocante.
Além da riqueza natural, a região é casa de famílias de pescadores, quilombolas remanescentes e indígenas que sobrevivem da maricultura. As condições climáticas, a temperatura do Atlântico e o baixo nível de poluição favorecem o cultivo de frutos do mar – é ali que fica a maior criação de ostras do estado!
Quem vai até a Barra de São Miguel pode desbravar mangues e nascentes de água intactas; prosear com nativos; aprender com a sabedoria infinita da natureza; e ainda fazer uma visita a um criatório de ostras a bordo de uma canoa, com direito a uma degustação diretamente da água! É como um sonho fresco. O poeta francês León-Paul Fargue uma vez escreveu que “comer uma ostra é como beijar o mar nos lábios”. E é exatamente isso o que sentimos: que esta vivência te convida a flertar com aquele ecossistema, com aquela cultura.
Outros produtos importantes para o sustento das comunidades locais que merecem um namoro são os mariscos sururu e massunim, e o mel produzido a partir da seiva do rabo-de-budio, uma vegetação típica dos manguezais.