Esses berços de civilizações super antigas, recheados de mitos e de uma boa parte da história da humanidade, os sítios arqueológicos espalhados ao redor do mundo, nos levam a verdadeiras viagens no tempo, onde conseguimos compreender melhor como era a vida das pessoas que nos precederam na história, reservando também paisagens únicas e arquiteturas milenares.
É sempre emocionante seguir os passos dessas civilizações, os antigos romanos, gregos, egípcios ou de qualquer outra sociedade da antiguidade.
Nesta lista, você confere os 8 sítios arqueológicos que você precisa conhecer:
1. Acrópole, Atenas, Grécia
O Parthenon é apenas um dos vários templos que você ainda pode visitar na Acrópole, um lugar que exala magia. Parte da excitação do lugar continua na história. As construções são datadas do século V a.C.
A recente restauração do Parthenon preservou os vestígios da igreja cristã construída no templo pagão e, com olhos afiados, você irá detectar buracos ao longo de sua fachada, onde as letras de bronze de uma inscrição homenageando o imperador Nero já foram reparadas.
2. Aphrodisias, Turquia
Essa cidade romana é uma das descobertas arqueológicas mais importantes dos últimos 50 anos.Um teatro, sala do conselho e templos completos com algumas esculturas extraordinárias foram desenterrados.
O destaque é um santuário dedicado ao culto dos imperadores romanos, onde 80 grandes painéis esculpidos ainda resistem. Estes incluem uma cena maravilhosa da imperatriz Agripina coroando seu filho Nero.
3. Delfos, Grécia
Este era o lugar onde o mais famoso oráculo no mundo antigo resistia.Você ainda pode ver o templo onde o oráculo foi baseado, o estádio onde se realizaram corridas nas festas e os tesouros elegantes que dedicavam ao deus Apolo. É um belíssimo cenário, no alto de um vale da montanha.
4. Masada, Israel
Foi nessa colina deserta que a revolta judaica contra Roma (66-73 dC) foi finalmente erradicada – os últimos rebeldes, dizem, cometeram suicídio em massa. No clima árido, o cerco romano ainda se destaca: a parede do cerco, os acampamentos do exército, a enorme rampa construída acima da montanha que, eventualmente, deu-lhes o acesso à fortaleza do inimigo.
Na própria colina, a construção mais impressionante é o palácio do rei Herodes. Ele construiu uma luxuosa residência no meio do deserto em uma colina sem água.
5. Oplontis, perto de Nápoles, Itália
As cidades romanas de Pompeia e Herculano são lugares essenciais para visitar. Mas, para uma viagem mais tranquila de volta ao mundo, é preciso conhecer Oplontis, também enterrada pela erupção do Vesúvio em 79 d.C. É certamente uma villa em uma escala imperial, com uma piscina e jardins inteligentemente concebidos.
6. Ostia, Itália
Perto de Roma, a antiga cidade de Ostia é quase uma segunda Pompéia, mesmo que não tão bem preservada. A chegada ao local das ruínas é fácil.
Entre elas há antigos escritórios das companhias marítimas comerciais que operavam a partir de Ostia.Cada escritório tem um mosaico em seu piso, com um logotipo de seus negócios.
7. Segóvia, Espanha
Ir para Segóvia é ver um pedaço da espetacular engenharia romana de perto. O enorme aqueduto que existe lá foi construído no final do primeiro século d.C., em uma série de arcos de dois andares com quase trinta metros de altura.
Segóvia é um Patrimônio da Humanidade, não simplesmente pelo aqueduto, mas também por sua arquitetura medieval, do palácio e da catedral de mosteiros e tabernas.
8.Timgad, Argélia
O norte da África é o lar de muitas das mais impressionantes ruínas romanas, cada vez mais inacessíveis por razões políticas preocupantes. A Argélia é agora um dos destinos mais viáveis e vários tours especializados estão disponíveis para os sítios romanos.
A cidade romana de Timgad, na borda do Sahara, é um dos melhores lugares para se visitar. Foi fundada em torno de 100 dC, como uma nova cidade para os soldados romanos veteranos.