Uma viagem que fazemos nos ensina muito mais coisas do que aprendemos em todos os anos na escola ou na universidade.
E não precisa ser uma viagem longa, viu… Desde que ela seja vivida intensamente!
Viajar nos ajuda a conhecer o mundo e também a nós mesmos. O ponto de chegada é um completo desconhecido.
A única certeza que temos quando embarcamos numa nova jornada é que voltaremos dela completamente diferentes.
Por isso, selecionei alguns destinos que, com certeza, têm muito a ensinar sobre valores e cultura do que anos inteiros de estudos dentro de uma sala de aula qualquer. Faça as malas e viaje para aprender!
1. Sudoeste americano
Esqueça as chatíssimas visitas monitoradas junto com dezenas de turistas e famílias ao Grand Canyon. Comece sua viagem com uma trilha a pé e por cordas pelo Utah´s Zion National Park, no meio das montanhas.Faça canoagem pelos rios caudalosos que se formam na região e procure passar a noite perto do Lago Powell.
Há tempo também para escaladas e para conhecer o Havasu Canyon, uma espetacular queda d´água dentro de uma reserva indígena.
2. Haiti
Nesse caso, o mais importante não é o destino, mas sim o que você vai fazer por lá.
Não tem preço e é ao mesmo tempo uma recompensa sem tamanho ajudar a reconstruir a casa de uma família ou o laboratório de computação de uma escola em Porto Príncipe, capital do país.
O país foi destruído por um terremoto, mas mesmo em meio ao caos ainda há lugares incríveis para visitação como cachoeiras e praias de areias branquinhas.
3. Xingu
Viagem imperdível dentro do etnoturismo, esse parque indígena localizado ao norte de Mato Grosso conquistou até o roqueiro Sting, entre outros.Vir aqui é como viajar no tempo rumo ao período pré-colonial brasileiro. As opções incluem visitas por aldeias, observação de jacarés, passeios pela Mata Atlântica e ver de perto o Quarup, cerimônia mitológica indígena que homenageia os mortos.
4. Turquia
Comece a sua viagem na Turquia pelas ruínas de Termessos, em Istambul. Por mais que seja uma das mais completas, é também a menos visitada.

É possível navegar ao lado do forte, que foi usado pelo turcos para se defender das tropas do imperador Alexandre, o grande. Aproveite o passeio para conhecer as ilhas, onde se passam parte de muitas histórias mitológicas legadas por gregos e romanos
5.Botswana
Ao norte de Botswana , fica o maior delta interior do mundo e boa parte do ecossistema africano. O delta do rio Okavango cobre uma superfície de 15 mil m2 durante a seca e 22 mil m2 durante a cheia.
Faça o imperdível passeio de helicóptero onde é possível enxergar todo o pântano formado pelo rio e parte do Parque Nacional, lar de zebras, hipopótamos e elefantes.
6. Egito
Tirar foto ao lado das pirâmides, com certeza, é um dos maiores clichês dos viajantes pelo mundo. Mas conhecer essas estruturas é apenas uma parte do passeio. O roteiro continua pelo Museu de Antiguidades do Cairo, o templo de Dendera e a tumba de Nefertari, esposa do faraó Ramsés II.
Para terminar a visita, vale a pena fazer um cruzeiro pelo Rio Nilo, um dos maiores do mundo, em um barco a velas típico do Egito chamado dahabieh.
7. Quênia
Surfar nas dunas de areia, fazer trekking no desertos ou checar as descobertas palenteológicas? Todos os itens estão à sua disposição numa viagem pelo Quênia!
É possível visitar sítios arqueológicos onde uma civilização de 3,5 milhões de anos foi descoberta recentemente e curtir esportes radicais antes de ir descansar no hotel.
8. Antártida
A Antártida não é só um enorme deserto de gelo. Já existe por lá um luxuoso acampamento para turistas que oferece, entre outras coisas, exploração de cavernas, caminhadas ao longo do mar congelado e um passeio até uma colônia com mais de 1.200 pinguins.
Porém, todo o luxo à disposição não tira a mágica de estar em um dos lugares mais intocados do planeta.