Viajar de trem tem um gostinho de nostalgia. Muito comuns na Europa, os passeios desse tipo são considerados verdadeiros clássicos e as linhas são bastante utilizadas entre uma cidade e outra, o que facilita bastante a vida do viajante.
Além disso, é um ótimo momento para dar uma pausa, relaxar e admirar a paisagem ao redor enquanto desfruta de uma excelente refeição.
Confira 5 viagens de trem inesquecíveis:
-
Expresso do Oriente e do Ocidente, Singapura-Bangkok-Chiang Mai, Sudesde Asiático
Duração: 43 horas
Os trens de luxo da Orient Express são ricamente decorados, possuem apartamento completos, uma biblioteca bem abastecida e um pianista residente. Não existe melhor maneira de se explorar a Malásia ocidental e a rota que sai da capital Tailandesa para as selvas no norte do país.
Em ambos os itinerários, paradas são feitas para excursões aos pontos turísticos locais, incluindo o rio Kwai e os diversos templos budistas em ruínas da antiga capital tailandesa, Ayutthaya. O jantar é servido em ambiente de gala, portanto você deve se vestir formalmente.
-
De Cuzco até o Lago Titicaca, Peru
Duração: 10 horas
A famosa estrada de ferro da antiga capital dos Incas para Machu Picchu tem ofuscado a rota sul de Cuzco até o mais alto lago navegável do mundo. No entanto, o cenário ao longo do rio Huatanay é tão espetacular, e facilmente visualizado a partir de pontos de observação do trem e do vagão restaurante.
Vales, colinas e igrejas coloniais dão lugar aos extensos campos do Altiplano antes que os picos cobertos de neve anunciem que o trem está a caminho da parte mais alta da viagem, são mais de 4.300 metros de subida. A trilha então desce passando por pequenas aldeias antes de chegar às margens do Titicaca – não deixe de fazer uma viagem de barco para as ilhas do lago.
-
The Southwest Chief, Chicago até LA, EUA
Duração: 42 horas
Considerado como o carro-chefe da Amtrak, o Southwest Chief segue uma rota que existe há séculos, uma vez trilhada por americanos nativos, conquistadores espanhóis e participantes da corrida do ouro. Os campos de trigo se movimentam lentamente e dão lugar a desertos e ranchos enquanto o trem avança até Dodge City e as montanhas de Sacramento, espremidas entre os cânions e com alguns metros de largura a mais do que os trilhos por onde o trem segue.
-
Glacier Express, Suíça
Duração: 7h30 horas
Ligando os grandes centros de esqui de Zermatt e St. Moritz, o Glacier Express é considerado como a viagem de trem mais importante da Europa. Os passageiros circulam pelos vagões enquanto uma variedade impressionante de paisagens alpinas se desenrola: vales íngremes decorados com fazendas simplórias; o país selvagem e quase sem árvores por onde o Reno serpenteia; as bizarras rochas brancas esculturais do desfiladeiro de Flims.
Você vai se maravilhar com a ousadia dos engenheiros que usaram espirais e curvas de ferradura para superar as dificuldades alarmantes do percurso – e na astúcia do pessoal de bordo que servem vinho Valaisian frutado em copos com hastes inclinadas para compensar as encostas íngremes.
-
The Canadian, Toronto a Vancouver, Canadá
Duração: 3 dias
Seguindo caminho trilho abaixo sob o vento enquanto o trem cruza as pradarias, as voltas e reviravoltas da pista anunciam a chegada das Montanhas Rochosas. Implore por um assento em uma das cúpulas dos vagões panorâmicos enquanto o condutor gentilmente diminui a marcha para garantir que todos consigam observar cachoeiras e outros cenários deliciosos. Da ciadade de Jasper em diante você vai ver ursos e alces pela pista. É a natureza selvagem das Montanhas Rochosas no seu estado mais puro em todo o caminho para Vancouver.