Geralmente o primeiro motivo que leva alguém a escolher um destino para viajar é a beleza do lugar, e isso o Sudeste Asiático tem de sobra e para todos os gostos. Se você quer beleza natural, tem. Se procura paisagens urbanas, tem também. Se é fã de prédios históricos, não vão faltar lugares para você visitar.
Além disso, nada mais do que 37 locais considerados patrimônios da humanidade da UNESCO estão localizados nessa região.
Selecionamos 5 deles para compor o artigo de hoje. Quem sabe você se anima a conhecer alguns desses ou dos outros 32 existentes!
-
Halong Bay, Ilha Cat Ba, Vietnã
Poucas atrações do sudeste asiático podem ser consideradas mais impressionantes do que a Baía de Halong. São mais de três mil ilhas espalhadas pelas serenas águas verde-esmeralda do golfo, cobertas por vegetação e com inúmeras grutas formadas pela ação de ventos e ondas.
Aproveite para alugar um junk, uma embarcação típicada região, inspiradas em barcos chineses, e relaxe enquanto observa a incrível coloração das águas em contraste com o verde da selva.
Ou então, alugue um caiaque e saia navegando para ter um olhar mais intimista de Thien Cung, famosa por suas impressionantes estalagmites e estalactites. Ou ainda passe por fazendas de ostras e aldeias flutuantes, enquanto procura por praias secretas longe das hordas de barcos de turistas.
-
Jardim Botânico de Singapura
Apesar de ser conhecida como a “Cidade Jardim”, a urbana Singapura definitivamente não é o primeiro lugar que vem à mente quando você pensa em natureza. E é por isso que, trocar suas ruas abafadas e mercados ambulantes pelo fresco, calmo e bucólico Jardim Botânico de 157 anos de idade, acaba sendo uma das grandes surpresas da cidade.
O local tem raízes profundas no passado colonial de Singapura, e forneceu as sementes que passariam a formar as grandes plantações de borracha do século 19, na Malásia, dando forma às vastas áreas de vegetação do Sul da Ásia.
Atualmente é o pulmão verde da cidade com entrada gratuita. Vá até o topo da colina onde está localizado o Jardim Nacional de Orquídeas: uma estufa que contém cerca de 60.000 plantas. Se prepare para o odor da orquídea Papilionanda Mimi Palmer, ela cheira um pouco como chocolate.
-
Luang Prabang, Laos
Luang Prabang é uma cidade pequena, charmosa e deliciosa para caminhadas. Nesses passeios é possível sentir a atmosfera local, a espiritualidade e a energia dos habitantes, além de conhecer alguns famosos templos budistas, comer em restaurantes que servem o melhor da culinária local, explorar alguns mercados da cidade e fazer uma relaxante sessão de massagem.
Luang Prabang é talvez a cidade que mais bem preserva resquícios dos tempos da Indochina colonial. Com o mítico rio Mekong circundando seu centro antigo, a localidade é uma coleção de ruas de paralelepípedo com charmosas construções francesas, restauradas e transformadas em restaurantes elegantes, simpáticos bistrôs e pousadas aconchegantes.
-
Parque Nacional de Gunung Mulu, Bornéo, Malásia
O Parque Nacional de Gunung Mulu fica em Miri, no Bornéo malaio. O parque é famoso pelas suas cavernas e várias expedições foram montadas para as explorar, bem como às florestas que as rodeiam.
O parque de mais de 50 hectares contém mais de 17 zonas de vegetação e cerca de 3500 espécies de plantas. O nome do parque deriva do Monte Mulu, um pináculo de arenito com mais de 2300 metros de altura.
O parque está repleto de cavernas que oferecem abrigo para centenas de morcegos. A câmara de Sarawak é a maior caverna conhecida no mundo e está situada dentro do parque.
-
Sukhothai e Cidades Históricas, Tailândia
Como a capital do Reino original de Sião, foi Sukhothai que impulsionou a Era de Ouro da Tailândia há 750 anos, quando o budismo surgiu na terra. Ela brilhou durante apenas alguns séculos, porém, antes do reino rival de Ayutthaya tomar seu poder, a selva reivindicou o resto.
A bicicleta é a melhor maneira de se locomover, pedale até Wat Mahathat, o maior templo que sobreviveu ao tempo.
O Buda de orelhas longas e rosto fino em seu centro são típicos da época. Em outros lugares, Wat Sra Si está ainda parcialmente habitado por monges e todos os meses de novembro o lago fica cheio de milhares de velas flutuantes.
Aproveite essa pequena lista de maravilhas para enriquecer seu roteiro na Ásia!