Quem não ama cair na estrada? Viajar no seu ritmo, fazer novas descobertas, paradas inesperadas e se perder para se reencontrar. É infalível, as road trips sempre revelam boas surpresas. Pelo interior de Portugal é assim: cidadezinhas conservadas, plantações de oliveiras e vinícolas compõem um cenário perfeito para uma viagem inesquecível.
1. Lisboa
Lisboa é o ponto de partida! A cidade é cheia de vida e tem programação de sobra para dias intensos. Dona de tradições e histórias inegáveis, sabe também ser moderna e descolada.
- Centro Cultural de Belém: apresenta concertos clássicos, performances de jazz, shows e também tem um incrível acervo particular de arte moderna, com obras de Picasso a Andy Warhol.
- Parque das Nações: um complexo às margens do Tejo que reúne diversas atrações, incluindo o Oceanário, o Teleférico e dezenas de bares e restaurantes.
- Restaurante Jncquoi (do francês, “je ne sais quoi”): tem um de food meets fashion, que mistura loja, mercearia, bar e um restaurante art deco, com direito a um dinossauro em tamanho real.
2. Cascais
Localizada a meia hora de Lisboa, Cascais é uma estância balneária ladeada por casarões luxuosos, paisagens belíssimas, rochedos, serras e restaurantes à beira-mar.
- Praia do Guincho: com um visual lindo quase selvagem e boas ondas – não a toa é considerada a Meca dos surfistas e entusiastas de esportes aquáticos. A região contempla ótimos restaurantes.
- Parque Natural Sintra-Cascais: patrimônio cultural da Unesco, que se estende das montanhas de Sintra às praias de Cascais, com cenários que incluem dunas de areia, falésias, florestas, lagos.
- Boca do Inferno: um dos lugares mais belos da região, um abismo entre falésias de pedra calcária e o mar – fotogênico e imperdível.
3. Areia dos Seixos
No litoral ao norte de Lisboa, é um hotel boutique cheio de detalhes. A decoração afetuosa conta histórias por meio de uma decoração rústica-chic. Também segue preceitos sustentáveis usando energias renováveis, gestão de resíduos e uma gastronomia farm-to-table.
4. Coimbra
Aqui as construções seculares ganham ânimo com a vida universitária agitada. Uma das cidades mais tradicionais de Portugal, Coimbra se espalha com graça pelas margens do rio Mondego.
- Quinta das Lágrimas: hotel de charme instalado em um palácio do século 18, rodeado por 12 hectares de jardins históricos. Foi aqui onde Príncipe Pedro e Inês de Castro viveram um amor proibido.
- Biblioteca Joanina: em sua construção barroca abriga livros antigos e documentos relacionados, inclusive, ao Brasil. Sua beleza ganhou fama mundial.
- Universidade de Coimbra: fica no topo da colina, com vista para o rio Mondego. É uma das mais antigas da Europa, conhecida por sua beleza e passado.
6. Douro
Considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, a região dá origem aos vinhos portugueses mais famosos, os do Porto. Por aqui o segredo é viajar com calma. Programas essenciais são visitar as vinícolas e se deleitar com a gastronomia.
- Six Senses Douro: instalado em uma quinta do século 19, o hotel fica entre vinhas de frente para o rio Douro. Seu restaurante, spa e experiências relacionadas à cultura do vinho promovem uma viagem inesquecível.
- Restaurante DOC: comandando por Rui Paula, um dos maiores chefs portugueses, é um restaurante premiadíssimo sobre o rio Douro, com uma vista maravilhosa do campo.
- Vinhos e Vinícolas: um programa imperdível é passear por vinícolas, conhecer suas produções e fazer as aguardadas degustações. Alguns nomes especiais são a Quinta da Pacheca, Quinta de Nápoles, Quinta do Vallado e Quinta do Crasto.