Você sabia que existe um dia no ano dedicado a esses animais incríveis? Pois no dia 12 de agosto se comemora o Dia Nacional do Elefante, data criada com o objetivo de proteger e garantir o bem-estar de todas as espécies desse animal.
Outra informação importante é que existem especialistas que garantem que, se a humanidade continuar devastando essa espécie, os elefantes estarão extintos em até 12 anos. Por isso, selecionamos os 5 melhores destinos no mundo para que você tenha a oportunidade de ver de perto esses bichinhos.
-
Parque Nacional Chobe, Botsuana
O famoso Parque Nacional de Chobe em Botswana tem a maior população de elefantes de toda a África. Com uma população estimada entre 50 e 60 mil animais, fazer um safári aqui é garantia de ver um grande número destes animais maravilhosos.
É mais fácil avistá-los na estação seca (junho-novembro), quando os elefantes se alinham às margens do rio e regularmente cruzam em busca de pastagem fresca. Provavelmente a melhor maneira de vê-los é em um safári de barco, tendo a possibilidade de chegar bem perto e obter fotografias fantásticas.
Mas não é apenas elefantes você verá aqui: grandes manadas de búfalos estão presentes, ao lado de outros herbívoros, como zebras, gnus e girafas. É possível ver predadores também como leões, leopardos e cães selvagens.
-
Parque Natural dos Elefantes, Tailândia
Uma visita ao Parque Natural dos Elefantes, no norte da Tailândia é uma chance de chegar perto de elefantes em um ambiente natural bonito, mas sem aqueles passeios sobre os animais que muitas empresas de viagem pararam de ofertar.
A missão do parque é promover o turismo simpático e sustentável ao resgatar e cuidar de elefantes que tenham sido maltratados em campos e circos. O parque é o lar de mais de 35 animais – os viajantes podem caminhar com eles, vê-los brincar e até mesmo dar-lhes um banho.
-
Reserva de Vida Selvagem Nkhotakota, Malawi
O príncipe Harry é um dos apoiadores do projeto “500 Elefantes” atualmente sendo conduzido por parques africanos, que neste verão realocou 250 elefantes na Reserva Nkhotakota no norte do Malawi. Esse é um local onde você certamente verá elefantes e, o melhor, você vai ter a certeza de que os animais que se encontram ali foram provenientes de um grande esforço de conservação.
O segundo grupo de 250 elefantes será transferido para Nkhotakota no próximo verão e a iniciativa também está mobilizando mais 1.500 outras criaturas para viver ao lado deles no parque. Os elefantes estão sendo removidos dos Parques Nacionais de Liwonde e Majete no sul do Malawi, sendo que o Parque Majete é o único parque a oferecer o Big Five Safari no Malawi.
-
Área de Conservação de Elefantes Sayaboury, Laos
O Laos é conhecido como “a terra de um milhão de elefantes”, porém essa não é a situação atual do país. Por causa de desmatamentos, caça e áreas urbanas em expansão, há agora apenas cerca de 1.600 animais no país, que inclui 1.000 elefantes selvagens e muitos animais domesticados usados para o trabalho no comércio. Há quem considere que, se os problemas relativos aos animais não forem resolvidos, a população de elefantes no Laos pode desaparecer até 2060.
Visitar o Centro de Conservação de Elefantes de Sayaboury é uma experiência memorável para os amantes dos elefantes. O centro oferece suporte a um punhado de animais aposentados que os viajantes podem encontrar, bem como apoio veterinário e cuidado aos animais e de emprego para os ex-Mahouts que trabalharam com os elefantes.
-
Parque Nacional Hwange, Zimbábue
O Parque Hwange é um local singular e feliz. Enquanto em muitos lugares da África a população de elefantes fica cada vez menor, como resultado da caça furtiva, o oposto está acontecendo em Hwange, que agora tem – na última contagem, em 2015 – 44.000 elefantes.
Na verdade, há uma preocupação de que a população pode não ser sustentável, mas isso é algo para se preocupar depois.
O parque oferece paisagens impressionantes, especialmente durante a estação seca (julho a outubro), com um grande número de búfalos, leões e uma das maiores populações de cão selvagem na África. Há também rinocerontes pretos e brancos, com mais de 100 espécies de mamíferos e mais de 400 aves no total. Para quem quiser aproveitar, a majestosa Victoria Falls fica a uma curta distância do parque.