Um conceito que vem crescendo muito entre os viajantes do mundo todo é o turismo sustentável. Na prática, é uma modalidade que tem como objetivo minimizar os impactos dos viajantes nos destinos visitados, tanto ambientais quanto socioculturais, enquanto promove benefícios econômicos para as comunidades locais.
Se você curte a ideia de praticar o turismo sustentável, dê uma olhada nas dicas abaixo, que têm tudo a ver com esse conceito. De repente, um deles pode ser o destino das suas próximas férias.
5 destinos sustentáveis que você precisa conhecer
-
EcoCamp – Chile
No parque nacional Torres del Paine fica o EcoCamp, um acampamento formado por grandes domos que lembram os antigos abrigos do povo Kaweskar, uma tribo nômade que viveu há muito tempo na região. Para chegar, você deve voar até o aeroporto de Punta Arenas. Autointitulado o primeiro hotel geodésico (ligado a geodesia, ciência que trata das formas da Terra) sustentável no mundo, o EcoCamp utiliza energia gerada apenas com recursos naturais renováveis e fez uma parceria com o programa CarbonFree para compensar todas as suas emissões de carbono.
-
Whitepod Resort – Suíça
O Whitepod Resort é formado por tendas que oferecem uma experiência exclusiva e de baixo impacto ambiental no coração dos alpes suíços. A única maneira de chegar até o hotel durante o inverno é caminhando com snowshoes, aqueles sapatos que parecem raquetes, enquanto, no verão, é preciso fazer uma trilha. O resort se orgulha por ser livre de carros e repleto de muita calmaria.
Cada tenda, em formato de cápsula, é montada sobre uma plataforma de madeira, de modo que possa ser levada para outros lugares e remontada com pouco impacto ambiental. O hotel utiliza apenas fontes de energia renováveis e já ganhou inúmeros prêmios por conta dessas características, incluindo o Prêmio Mundial de Turismo Sustentável e o Prêmio de Turismo Responsável pela Inovação.
-
Refúgio Ecológico Caiman – Brasil
A reserva fica em Miranda, no Mato Grosso do Sul, em pleno Pantanal, e oferece dois tipos de hospedagem. Os visitantes podem ficar nas private villas, que são como chalés, ou duas pousadas, a Cordilheira e a Baiazinha – ambas separadas por 22 quilômetros de distância.
A fazenda onde fica a reserva tem 53 mil hectares. Lá, é desenvolvido um programa de conservação da natureza, que inclui apoio a projetos de pesquisa e manejo de espécies.
-
Hi Hotel – França
Em Nice, na famosa Côte D’Azur, o Hi Hotel também tem atraído olhares. Ele recebeu recentemente a certificação Green Globe pelo uso de papel reciclado, tinta orgânica, produtos de limpeza ecológicos e alimentos orgânicos. O hotel e spa apresenta um novo conceito de luxo e conforto, com espaço e decoração funcionais.
O hotel fica na beira da praia em plena Riviera Francesa, que dispensa maiores apresentações, afinal, é uma das regiões com mais belas paisagens de toda a Europa.
-
Monte Azul – Costa Rica
O hotel fica em meio às montanhas de Talamanca, na Zona Sur, região menos turística do país, e a cerca de três horas de carro do aeroporto da capital San José. As acomodações ficam cercadas pela natureza local, sem televisão e sem permissão para fumar em todas as dependências. É só descansar e curtir o clima – e, para quem quer relaxar, vale também uma visita ao spa, onde são usados produtos orgânicos, como o sabão que é feito no próprio hotel.
Além de conforto e tranquilidade, o Monte Azul oferece atividades como tour guiado para ver a natureza de pertinho e observar pássaros, visita as fazendas da região para conhecer a produção de café e de laticínios, workshops de arte e culinária local, tudo com pegada sustentável.
E aí o que achou dessas dicas? Férias sustentáveis são ótimas, além de curtir a natureza, você está em contato com pessoas diferentes e novas maneiras de reutilizar os recursos. Um luxo nessa época em que vivemos!