Viajantes de todo o mundo têm se apaixonado por Bali durante muitos anos e é fácil perceber o por que. Nesta pequena e turística ilha, ainda há uma sensação de caos que é bem comum em diversos outros lugares do Sudeste Asiático.
As loucas e muitas vezes perigosas estradas são o principal exemplo do caos, mas, por outro lado, se você se senta no meio dos campos de arroz, pode até perder a noção do tempo diante de tão completa tranquilidade.
Porém Bali é uma ilha quente e úmida e sua temperatura no ano inteiro chegam a 30º graus fácil. Com toda essa energia, Bali tem as belas praias que da para aproveitar de todas as formas, pois é paradisíaca, viva, quente, festiva e surpreendente.
É essa justa posição que nos fez ficar de apaixonados por Bali. Bem como as quatro razões que separamos logo abaixo.
- As pessoas
A Tailândia é conhecida como A Terra dos Sorrisos, mas sinceramente acho que este prêmio deve ir para Bali. Centenas de milhares de viajantes se reúnem nessa cidade que é o coração cultural da ilha a cada ano e, ao contrário de algumas das pessoas que nos deparamos em outras partes do Sudeste Asiático, a curiosidade do povo de Bali não diminuiu.
Os moradores são sempre extremamente amigáveis e hospitaleiros. Em muitas ocasiões você é parado pelos locais e eles te perguntam de onde você é e se está gostando da viagem.
É comum também ser advertido sobre as condições das estradas e pedirem que os estrangeiros tenham cuidado ao dirigir por lá. A simpatia dos moradores faz com que os viajantes se sintam bem-vindos e mais confortáveis tirar fotografias.
- Os templos
Ir ao templo ainda é uma grande parte da vida cotidiana em Bali. Os balineses celebram muitas festas religiosas em diferentes momentos e locais. Portanto, se você viajar ao redor da ilha regularmente, você vai sempre encontrar pessoas vestidas com suas melhores roupas segurando oferendas e queimando incenso em direção ao templo.
Contanto que você esteja vestido adequadamente, é aceitável para um viajante acompanhar como as celebrações acontecem nos templos. Eles são ótimos lugares para capturar a cor e o humor dos locais devido aos trajes dos moradores e a fumaça constante do incenso.
- Os campos de arroz
Os campos de arroz de Bali são lugares onde você pode sentir em completa tranquilidade. A impressão que dá é que o tempo parou, enquanto isso os trabalhadores seguem sua rotina utilizando métodos agrícolas tradicionais de centenas de anos.
Os campos são um ótimo lugar para tirar fotos naturais e atemporais, mas são as pequenas coisas que a câmera não pode capturar que fazem desse lugar tão inesquecível.
O som constante de água corrente, os insetos zumbindo em todos os lugares, e principalmente a música e as orações que os trabalhadores fazem transformam a experiência em algo especial. Sim, os campos de arroz é um lugar mágico.
- As paisagens
Há muito que ver nessa região. Lake Batur localizado no lado leste da ilha, por exemplo, é um verdadeiro achado. Situado ao lado de um vulcão ativo, a paisagem é muito bonita.
As pequenas aldeias posicionadas em pequenos pedaços de terra, muitas vezes curvadas em direção ao lago, contribuem para a bela paisagem. Esse também é um ótimo lugar para testemunhar a vida em um lugar menos povoada por turistas. Você terá a chance de ver pescadores preparando o peixe recém-pescado, crianças brincando e mulheres lavando suas roupas.
Claro que nenhuma viagem a Bali seria completa sem visitar uma das capitais de surf do mundo, então rume em direção a Kuta Beach, e passe pelo menos uma noite lá.
Se você tiver sorte será brindado com um deslumbrante por do sol na praia enquanto os surfistas locais praticam o esporte na água e as crianças ficam inocentemente jogadas na areia.