AS BELEZAS NEGLIGENCIADAS DA CAATINGA

Compartilhe este conteúdo:

Solos rachados, terra pobre, cactos por todos os lados… Essa é a imagem da Caatinga que forma o imaginário coletivo de quem está mais ao sul do país. A verdade, porém, é mais rica, apesar de muitas vezes negligenciada ou tristemente maltratada.

A Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro. Boa parte de seu patrimônio biológico não existe em nenhum outro lugar do planeta! Para além da dureza, o semiárido se estende por dez estados, quase todos no Nordeste, e tem milhares de espécies de animais nativos. Sua flora ostenta quase 3,2 mil espécies, sendo que 23% delas são endêmicas, ou seja, só existem lá.

Pássaro comer Fruto do Cacto
Bioma exclusivamente brasileiro

O sagrado umbuzeiro, que inspirou Euclides da Cunha e Gonzaga; a flor de Mandacaru que anuncia o inverno que chega; o perfume do marmeleiro que se espalha com o frio; o feitiço da flor de Pereiro, que encanta as abelhas Jandaíra, Uruçu e Mandaçaia; o insistente canto do bacurauzinho e do sabiá; a beleza da quase extinta ararinha-azul…

O umbuzeiro
O famoso umbuzeiro

Nas margens dos riachos perdidos sob matas de juazeiro, jurema e aroeira, raposas tentam caçar suas presas, que se escondem pelas minúsculas veredas. E assim os preás, mocós, tatus-peba, sapos-cururus e punarés vão costurando os perigos e sobrevivendo a mais um dia.

Quem pouco conhece dos alimentos gerados nesse território, se surpreende. A Caatinga oferece uma riqueza de plantas sem igual. O jovem cozinheiro Timoteo Domingos (www.youtube.com/TimoteoDomingosOficial) criou o projeto Gastrotinga, que valoriza a agricultura e ingredientes locais, buscando levar esses alimentos para restaurantes de todo o país. Foi pela escassez e falta de acesso a alguns ingredientes processados que Timoteo foi descobrindo os sabores e as texturas das espécies nativas: cactos, casca de melancia, frutos do mandacaru, algaroba e mororó…

Cozinheiro Timoteo Domingos
Projeto Gastrotinga, Timoteo Domingos.

São incontáveis as estratégias da Caatinga para conviver com as condições de sertão. Nesse “cadinho” do Brasil esquecido há tristeza, mas também vida que pulsa. Um exemplo tão particular e inspirador. A história de seu povo, da sua fauna e flora é assim, marcada por resiliência e resistência. Tenho para mim que sua grande força é justamente essa, a capacidade de superar as adversidades e transformar suas dores em belezas.

 

Para mais detalhes e informações acesse: https://goyaprod.wpengine.com/contato/ ou ligue para + 55 11 2394-2136

Conteúdo Relacionado